Carlos Augusto debate com Governador estratégia para manutenção dos royalties
Prefeito de Rio das Ostras esteve com Sérgio Cabral e outros representantes da OMPETRO nesta segunda, 1º de agosto
“Estamos confiantes de que os municípios que produzem 85% do petróleo do Brasil não serão prejudicados com a redivisão dos royalties. Esses recursos são uma compensação financeira pelos impactos da exploração do petróleo. Não se pode esquecer disso”. Essa foi a fala do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, após o encontro com o governador Sérgio Cabral na última segunda-feira, 1º de agosto, no Palácio Laranjeiras.
O prefeito esteve ao lado de outros representantes da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo – Ompetro. Também estava presente o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e secretários estaduais. As autoridades das cidades produtoras de petróleo e do Estado estão unidas e mobilizadas para que o Congresso Nacional mantenha o veto do ex-presidente Lula à lei que propõe a redivisão dos royalties.
Na reunião, o governador se disse confiante na manutenção do veto da proposta atual, que prejudica os estados produtores – aqueles que sofrem diretamente as consequências sociais e ambientais das atividades petrolíferas. De acordo com Carlos Augusto, Cabral transmitiu bastante tranquilidade aos prefeitos presentes ao encontro, uma vez que acredita que a presidente Dilma Rousseff vai manter o mesmo entendimento de seu antecessor, de que os royalties são uma compensação justa e garantida pela Constituição Federal.
“Esses recursos são essenciais para que mantenhamos a qualidade dos serviços públicos de nossa cidade, mesmo diante do acelerado crescimento populacional que enfrentamos”, completou o prefeito, lembrando que em Rio das Ostras os royalties viabilizaram os investimentos em distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação, além da evolução da rede de saúde pública e dos projetos sociais.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião os secretários estaduais Julio Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, de Agricultura, Regis Fichtner, da Casa Civil, e Wilson Carlos, de Governo, além dos prefeitos de Quissamã, Macaé, Campos, São João da Barra, Cabo Frio e Búzios.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo