Carlos Augusto cobra agilidade da Cedae para normalizar abastecimento de água em Rio das Ostras

Município entregou esta semana à companhia estadual adutora de água que irá abastecer área norte da cidade

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, está cobrando da direção da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) mais rapidez na regularização do abastecimento de água da cidade. No último dia 18, por determinação do prefeito, o secretário de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Paulo Villaça, se reuniu com o coordenador da Cedae no município, Dirceu Marinho, de quem cobrou explicações sobre o desabastecimento de água na cidade na última semana. Na segunda-feira, dia 14, a Prefeitura entregou à Cedae mais uma subadutora de água, responsável pelo abastecimento da área norte da cidade.

– Estamos fazendo a nossa parte e colocando redes de distribuição de água em toda a cidade, mas, para que esse abastecimento seja contínuo, precisamos que a Cedae também cumpra a sua parte – argumentou o prefeito, lembrando que em dois anos o município colocou mais de 300 quilômetros de rede de água por toda a cidade, o que contemplaria 80% da população.

O coordenador do órgão estadual informou que o abastecimento será normalizado na segunda-feira, dia 21, em toda a cidade. Dirceu Marinho explicou que a falta de água ocorrida na última semana em Rio das Ostras foi ocasionada pelas operações necessárias para que a nova subadutora fosse colocada em operação. Para isso foi necessária a limpeza, desinfecção e retirada de ar da tubulação, que gerou a interrupção temporária de água na cidade.

– Foram procedimentos normais que tivemos que fazer para que pudéssemos assegurar um serviço de qualidade aos moradores da cidade. Infelizmente esse tipo de operação gera alguns transtornos, mas é para o bem de todos – justificou.

Segundo Marinho, o órgão vai ampliar sua atuação no município em função do trabalho de expansão das redes de distribuição de água realizadas nos últimos dois anos.

– Não temos notícias de uma obra do porte de Rio das Ostras em todo o interior do Estado realizada no último ano. Hoje a cidade tem um sistema de distribuição de água seis vezes maior que há dois anos – destacou.

Por conta dessa ampliação no sistema, o coordenador da Cedae afirmou que será feita uma medição da pressão e vazão da água nesta semana em Rio das Ostras. A ação visa melhorar o controle operacional do órgão na cidade.

– Isso irá aprimorar a qualidade dos nossos serviços – ressaltou Marinho.

A Cedae também irá fazer estudos na cidade para averiguar a necessidade de ampliação do sistema de captação e tratamento de água.

– Somos responsáveis por toda a parte operacional do abastecimento de água em Rio das Ostras – destacou o coordenador do órgão.

COBRANÇAS IRREGULARES – Durante a reunião, que teve a presença do subsecretário de Urbanismo, Nilton Teixeira, o secretário de Obras também indagou o coordenador da Cedae sobre algumas cobranças irregulares que estariam sendo feitas a moradores do Jardim Mariléa e de outras localidades. Dirceu Marinho informou que o problema foi ocasionado por uma falha operacional, e que as faturas serão suspensas e os moradores ressarcidos.

– Nesta semana, o diretor da companhia estadual terá uma reunião com o prefeito para explicar melhor essa questão – adiantou o coordenador.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.