CAPS de Rio das Ostras é referência em Registro de Ações Ambulatoriais de Saúde
Funcionárias do Caps promoveram treinamento para profissionais da Baixada Litorânea na segunda-feira, dia 25
O Centro de Atenção Psicossocial de Rio das Ostras – CAPS recebeu esta semana cerca de 20 coordenadores e servidores do administrativo da Baixada Litorânea para um treinamento sobre a produção da unidade, por meio do RAAS – Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde.
O treinamento foi realizado na última segunda-feira, dia 25, pelas auxiliares do administrativo do Caps – Rio das Ostras, Aline Rodrigues Abreu e Michelle da Conceição Henrique. Participaram do encontro, profissionais de Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu.
Segundo Aline Rodrigues, entre os municípios da Baixada Litorânea, Rio das Ostras foi considerada como a única cidade que trabalha corretamente com o RAAS, ou seja, passa o faturamento certo dos pacientes.
“Quando começamos a fazer esse trabalho em 2012 também tivemos dificuldades e, hoje, é muito gratificante o município poder ajudar outros profissionais da região”, explicou.
Durante o treinamento, foram passadas várias dicas de como instalar o sistema, funcionamento, organização, preenchimento do formulário de controle para pacientes e um pouco da rotina da unidade, além de um manual para os participantes.
Para Ligia Helena Souza, do administrativo do Caps de Casimiro de Abreu, foi um dia muito proveitoso e agradeceu a oportunidade. “As assistentes transmitiram as informações pra gente de forma muito clara. Com certeza, temos dificuldades com o sistema, mas esse treinamento foi um grande ganho”, declarou.
PROCEDIMENTOS – De acordo com a gerente administrativo do Caps – Rio das Ostras, Marilen Braga, a unidade realizou somente no mês de agosto 3.723 procedimentos, com 220 pacientes faturados. Atualmente, são 314 pacientes ativos, que frequentam o Caps.
“As funcionárias do administrativo são muito dedicadas e Rio das Ostras se tornar referência em produção é o reflexo desse trabalho. Se não faturarmos certo perdemos a verba que vai para o Fundo Municipal de Saúde”, completou Marilen.
O Caps fica localizado na Rua Resende, 177, Jardim Mariléa, e conta com uma equipe de psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, nutricionista, psiquiatra e equipe de apoio. O atendimento é às segundas-feiras, das 8h às 21h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.
fonte: ASCOM – PMRO.