Capitania dos Portos e Prefeitura de Rio das Ostras atuam juntos pela segurança dos banhistas

A Operação Verão 2012 da Marinha do Brasil começou em Rio das Ostras no último fim de semana.

O trabalho, que vai até março, tem o objetivo de garantir a segurança do tráfego aquaviário durante a alta temporada. A Capitania dos Portos conta com o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Controle Urbano.

A Capitania dos Portos conta com uma lancha para patrulhamento da orla de Rio das Ostras; para orientar e educar os que utilizam embarcações e também os banhistas. Para melhorar o trabalho, a Prefeitura colocará bóias para delimitar a área de 200 metros de segurança nas praias com maior movimento a partir da última semana de dezembro, e também deixará com a equipe da Marinha um rádio comunicador, para que, se necessário, tenha maior facilidade para entrar em contato com a Guarda Municipal.

O trabalho da Capitania dos Portos é checar a documentação das embarcações e dos condutores e dar orientações de segurança. Para isso, estão distribuindo um panfleto com todas as orientações que precisam ser observadas por quem quer trafegar com embarcações. A equipe também trabalha com o etilômetro, aparelho apropriado para medir o nível alcoólico dos condutores.

Segurança nas praias – Os banhistas também contarão com a proteção importante da Inspetoria de Proteção Ambiental que ocupará as praias e as lagoas com maior concentração de pessoas durante todo Verão.

Ao todo serão 11 postos fixos de salva vidas, e mais três nas épocas de grandes eventos como Réveillon e Carnaval. Os postos fixos ficarão nas praias do Bosque, Centro, Boca da Barra, Mar do Norte, Remanso, três em Costazul, lagoas de Iriry e Salgada (Itapebussus). O reforço de salva vidas acontecerá nas praias do Abricó, Enseada das Gaivotas e Itapebussus.

Réveillon – A equipe da Capitania dos Portos também trabalhará junto com as secretarias de Turismo e de Ordem Urbana, além da Defesa Civil, durante todo processo de embarque, montagem e queima dos fogos do Réveillon.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.