Campeonato Brasileiro de Ciclismo agita Rio das Ostras

Competição reuniu os melhores ciclistas do país em disputa na Rodovia do Contorno

No último final de semana, Rio das Ostras sediou, pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Elite de Estrada, antecedido pela prova Contra Relógio Individual – CRI. A competição, chancelada pela Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro – Fecierj, pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e pela União Ciclística Internacional – UCI, colocou o município no mapa internacional da modalidade e definiu os 10 melhores atletas brasileiros, sendo metade femininos. Os vencedores receberam a camisa da CBC como símbolo para eles participarem, ao longo de um ano, de quaisquer competições de ciclismo no mundo.

Embalados ao som da banda local de rock, Tio Juca, 185 atletas de vários estados brasileiros disputaram o Campeonato, que previa nove e três voltas de 20 quilômetros na Rodovia do Contorno, cada, para a equipe masculina e feminina, respectivamente. Os atletas mantiveram um tempo médio de velocidade de 50 quilômetros por hora.

O primeiro lugar na categoria masculina foi conquistado por “sprint escapado” (posição em que o atleta está bem mais à frente que o pelotão) pelo paulista Otávio Bulgarelli. Há 14 anos “na estrada”, o campeão brasileiro, que é professor de educação física, declara que ele foi preenchido por um intenso sentimento de emoção com a vitória. “Conquistar esse título me proporciona uma emoção muito grande, pois é a primeira temporada que disputo depois que cheguei do exterior, onde fiquei três anos”, disse Bulgarelli.

A campeã feminina foi a ciclista sul-mato-grossense, Luciene Ferreira.

Já o primeiro lugar na categoria Sub 23 foi conquistado pelo jovem Joel Cândido Prado Júnior, que no pódio já estava empolgado com a próxima disputa, em Montes Claros, Minas Gerais.  

O organizador do Campeonato e diretor da Associação da Bike de Rio das Ostras – BikeRO, Eduardo Almeida, explica que esse é o sétimo evento de ciclismo realizado pela Associação na cidade. “Rio das Ostras foi escolhida pelas condições oferecidas pela Prefeitura e pelo Convention Bureau para a realização do evento. O objetivo é consolidar a prática de ciclismo no interior e transformar Rio das Ostras na casa da Federação de Ciclismo. Para isso, falta apenas a chancela da Fecierj”, declara Almeida.

Ainda segundo o organizador, a Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, após uma pesquisa entre os atletas, informou que a trilha Traíra Ecoparque, em Mar do Norte, localidade de Rio das Ostras, foi considerada a melhor Cross Cowntry de Ciclismo – XCO do Brasil.

Sempre apoiando a realização de eventos, em especial aqueles que necessitam alterações no tráfego, a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano incentivou a participação direta dos guardas municipais. Dezenas deles

aproveitaram o evento para pedalar, dando suporte e início à largada dos atletas profissionais.

Na oportunidade, o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, que também pedalou junto com os guardas municipais, convidou a BikeRO para se unir a motociclistas em uma ação durante a Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do respeito de todos à legislação.   

PRESENÇAS – O Campeonato Brasileiro contou com a presença do secretário de Turismo, Elvis Minguta, da subscretária de Turismo, Rosemarie Teixeira, do secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, do ex-campeão brasileiro, Élvio Siqueira Barreto e do presidente da Fecierj, Cláudio da Silva Santos, entre outras autoridades.

 

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.