Campanha Mega Combate contra a Dengue chega a Cidade Praiana
Ação contará com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e mais de 200 guardas sanitários
Nos próximos dias 10 e 11, Cidade Praiana será mais uma localidade visitada pelo mutirão contra a dengue, organizado pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. Assim como em outras ações, equipes da Vigilância em Saúde darão prosseguimento ao trabalho regular de inspeção dos imóveis e ficarão alocadas em uma tenda, na sexta, e no sábado farão uma caminhada para promover a campanha “Mega Combate Contra a Dengue”.
Mais de 200 guardas sanitários percorrerão as residências, distribuindo material informativo e alertando sobre a importância de todos inspecionarem suas residências, evitando a proliferação do mosquito s Aedes Aegypti. Na ocasião, equipes da Secretaria de Meio Ambiente também fizeram a limpeza de terrenos, recolheram materiais inutilizáveis de grande porte e entulhos.
O biólogo e assessor técnico da Secretaria de Saúde, Leônidas Heringer destaca que devido ao apoio coletivo, houve uma redução de 80% do numero de casos, comparando janeiro do ano passado a janeiro deste ano. Mas ele ressalta que é importante todos continuarem se empenhando. “Não podemos relaxar, pois ainda há previsão de uma epidemia de dengue em nossa região. É preciso que além da inspeção feita pelos guardas sanitários, os moradores também disponibilizem, pelo menos 10 minutos, uma vez por semana, para vistoriar seus quintais”.
O comerciante Wagner Marques conta que desde a década de 90 tem a preocupação com a doença e por isso sempre realiza a vistoria em sua casa, para evitar possíveis focos de proliferação do mosquito.
O “Mega Combate Contra a Dengue” de Rio das Ostras se alinha à campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, do Governo do Estado, que tem como objetivo estimular as pessoas a investir 10minutos de um dia da semana para vistoriar e eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que é de sete a 10 dias o período que o Aedes Aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para mosquito adulto. O ambiente doméstico concentra mais de 80% dos focos.
Na sexta-feira e no sábado, dias 3 e 4, a campanha municipal Mega Combate contra a Dengue, contou também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente. Ainda no sábado, cerca de 200 profissionais ligados à Vigilância em Saúde, acompanhados de um trio elétrico, percorreram as ruas da localidade Nova Aliança, dando orientações e distribuindo material informativo sobre a importância do combate à dengue.
Janete Manhães, dona de casa, moradora da localidade, disse que sempre faz sua parte, verificando locais que possam acumular água.
FONTE:
SECOM – PMRO.