Campanha de Rio das Ostras resulta em mais de 1600 voluntários à doação de medula
Cadastramento promovido pelo Hemorio em parceria com a Prefeitura aconteceu dias 19 e 20 no Município
A Campanha de Rio das Ostras para cadastramento de doadores de medula foi um sucesso. Nos dias 19 e 20 de setembro, 1626 moradores compareceram ao Parque da Cidade para se inscrever como doador. A ação foi promovida pela Prefeitura em parceria com o Hemorio, instituição responsável pelo cadastro.
Nesses dias, no Parque da Cidade, em Nova Cidade, uma equipe técnica do Hemorio, com apoio de servidores municipais, fez o cadastramento dos voluntários, com a retirada de uma pequena quantidade de sangue para análise de compatibilidade com os pacientes que aguardam pelo transplante de medula. É importante lembrar que o transplante pode ser a única chance de vida para muitas pessoas com leucemia ou outras doenças hematológicas graves.
Segundo a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a população atendeu ao chamado por entender a proposta da campanha. “Fiquei feliz porque muita gente participou desse ato de solidariedade. Foram pessoas das mais diversas classes e segmentos sociais. Também quero agradecer ao apoio da imprensa que foi fundamental para o sucesso da campanha”, avaliou a secretária.
Os dados dos voluntários farão parte do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que faz parte do Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
A coordenadora da campanha, Vanessa Andrade, disse que assim é possível descobrir possíveis doadores compatíveis. “Com isso, conseguimos aumentar as chances de quem precisa de um transplante de medula” comentou. Segundo dados do Hemorio, encontra-se um doador compatível a cada 100 mil voluntários cadastrados; por isso a importância de ampliar o Redome.
VOLUNTÁRIOS – A secretária Rose Santos também destacou o empenho de dezenas de servidores municipais que atenderam ao chamado da campanha e dos alunos da Companhia de Práticas Pedagógicas da Polícia Militar, que fizeram questão de se cadastrar.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo