Campanha de Hanseníase ajuda identificar pacientes com sintomas em Rio das Ostras
Campanha durante a semana marcou Dia Mundial de Luta contra a doença, 29 de janeiro
A mobilização em torno da prevenção e esclarecimentos sobre a Hanseníase, em Rio das Ostras, rendeu resultados. Mais de 1 mil pessoas participaram das atividades durante a semana, marcando o Dia Mundial de Luta contra a doença, em 29 de janeiro. Palestras foram promovidas nas unidades de saúde e em diferentes entidades do Município.
O objetivo da campanha foi esclarecer a população sobre sintomas da hanseníase, doença antes conhecida como lepra, para que os casos possam receber o atendimento ideal de saúde. A Secretaria de Saúde também vem capacitando os profissionais da Rede Municipal para garantir que os pacientes com sinais da doença sejam encaminhados ao atendimento especializado.
TRATAMENTO – A coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Ruth Nunes, conta que durante a campanha um morador foi identificado com a doença e já está em tratamento. Outros dois casos de pessoas com sintomas estão sob investigação. A identificação de novos casos, encaminhados ao tratamento correto, contribui para interromper a cadeia de transmissão da doença que, embora antiga, ainda é um problema de Saúde Pública no Brasil.
PROGRAMA – O Programa Municipal de Hanseníase de Rio das Ostras funciona no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e conta com equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, visitador sanitário, assistente social e fisioterapeuta.
FONTE: