Campanha de doação de sangue mobiliza população

Moradores se cadastraram como doadores e mais vidas poderão ser salvas

“Quando meu filho era bebê teve uma forte anemia e foi salvo graças à transfusão de sangue. Hoje ele tem 22 anos e é uma pessoa saudável. Quem passou por isso sabe da importância da doação”. O relato de Teresa Andrade, moradora do Mar do Norte, exemplifica o espírito da campanha de incentivo à doação de sangue, promovida na última semana pela Prefeitura de Rio das Ostras. Teresa foi um dos 70 novos voluntários cadastrados como doadores do banco de sangue do Hemolagos, que atende à demanda do sistema de saúde de Rio das Ostras. A campanha foi promovida em parceria entre as secretarias de Ordem Pública, de Saúde e de Bem-Estar Social.

A Secretaria de Ordem Pública mantém um cadastro de doadores; cerca de 200 pessoas periodicamente são transportadas pela Prefeitura até o Hemolagos, em Cabo Frio, para a coleta de sangue. Esse estoque é utilizado para beneficiar os moradores da cidade e pacientes assistidos pela rede municipal.

Há 11 anos em Rio das Ostras, Anderson Gonçalves cadastrou-se no grupo de doadores e retomou o hábito solidário que mantinha quando morava no Rio de Janeiro. “É ótima essa iniciativa da Prefeitura porque há sempre gente precisando de doação. Essa mobilização leva as pessoas a refletir sobre a importância desse ato tão simples”, disse o morador.

Para quem não conseguiu se cadastrar durante a campanha, ainda pode procurar a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano para se tornar voluntário. O telefone para informações é 2760-6236.

SENSIBILIZAÇÃO – Durante a semana, quem passou pela Praça José Pereira Câmara recebeu panfletos explicativos e bolas de gás em formato de coração, simbolizando o sangue e a vida. Para sensibilizar ainda mais a população, o grupo de teatro do Centro Integrado de Convivência (CIC) II encenou uma doação, com direito a sangue cenográfico. Também não faltou a presença da Ostrinha, mascote do município, que atraiu a atenção de crianças e adultos para a causa.

PRESENÇAS – Além dos técnicos da Prefeitura, prestigiaram a campanha o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Cel. Sérgio Pinto, a superintendente da Secretaria de Ordem Pública, Iranete Antunes, responsável pelo cadastramento de doadores, e a coordenadora do Programa de Saúde DST/Aids, Bianca Monteiro.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.