Campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher alcança bons números nas redes
Entrevista em rádio, debate em Mesacast, apoio da imprensa e Cards diários deram destaque às ações virtuais de Rio das Ostras
Em 2022, a Prefeitura de Rio das Ostras inovou com a campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” no modelo on-line. Com o apoio da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, o tema foi levado à discussão com toda a sociedade por meio de publicações nas redes oficiais da Administração Municipal, entrevista em rádio regional e no programa Café Debate – mesacast produzido pela equipe de comunicação da Prefeitura.
Entre os 20 de novembro e 10 de dezembro, foram publicados diariamente posts informativos nas principais redes sociais do Município (Instagram e Facebook), que receberam centenas de likes, comentários e compartilhamentos.
A campanha foi composta de frases reflexivas como “Toda Mulher tem o direito a uma vida livre de violências” e “Violência doméstica e familiar é a forma mais cruel e covarde de violação dos direitos humanos das mulheres e meninas”.
Nas publicações foi observada a adesão dos homens no combate ao crime de violência contra a mulher, que no Brasil ganhou força por meio da Campanha do Laço Branco.
A coordenadora técnica da Secretaria de Assistência Social, Sônia Lopes, participou de uma entrevista na Rádio Hits 104,9, em Macaé, com ouvintes de diversas cidades das regiões dos Lagos e Norte Fluminense. Durante a participação, a técnica ressaltou a importância do comprometimento de toda a sociedade para combater a violência contra a mulher.
“Familiares e amigos são potenciais agentes de apoio; não julgue, não condene, ouça e ofereça apoio. Violência contra a Mulher não é normal, não é natural, é crime! Denuncie”, disse Sônia.
A psicóloga Monique Baraldini e a assistente social Maria Fernanda Leones participaram do programa Café Debate, transmitido ao vivo pelos canais da Prefeitura. Somente no Youtube, o Município mantém quase três mil inscritos; no Facebook, são quase 110 mil seguidores. Foram dezenas de perguntas e comentários simultâneos. Ao vivo, os apresentadores apontavam as dúvidas enviadas pelos espectadores e as entrevistadas davam dicas de como observar a mudança brusca do comportamento da mulher vítima de violência.
“Parabéns pelo programa! É muito bacana ter um espaço como este para debater um tema tão sensível e urgente”, relatou Monique. Maria Fernanda também agradeceu pela oportunidade e informou sobre as ações e contatos para acesso ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam de Rio das Ostras.
TELEFONES ÚTEIS – Centro Especializado de Atendimento à Mulher – 2771-3125; Patrulha Maria da Penha Municipal – 2771-5000; Patrulha Maria da Penha Estadual – 99236-6900; Disque Denúncia Nacional (100 e 180).