Caminhada Ambiental mobiliza comunidade no entorno do Canal das Corujas, em Rio das Ostras
Ação, com início às 8h deste sábado, dia 6, faz parte do Projeto Cuidando da Área de Proteção Permanente, desenvolvido pela Secretaria do Ambiente
Rio das Ostras garante a preservação de 18,74% de seu território por meio das Áreas Protegidas. Assim, o município tem a possibilidade de manter preservadas suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. Um exemplo é a APP – Área de Preservação Permanente do Canal das Corujas, onde várias ações de limpeza, conserto de cercas e reflorestamento com espécies nativas já foram realizadas pela Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca.
Neste sábado, dia 6, a partir das 8h, uma caminhada acontece para conscientizar moradores da proximidade do Canal que evitem descartar resíduos no lugar. A concentração acontecerá no Parque da Cidade e, segundo o secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, o trabalho é necessário para sensibilizar a comunidade. Portanto, todos estão convidados.
O secretário ainda informa que mais uma limpeza prévia foi realizada essa semana e novas mudas de árvores serão plantadas no local. “Resolvemos trabalhar em parceria com outras secretarias municipais para promover a educação ambiental junto aos moradores para que eles nos ajudem na preservação daquele ecossistema, inclusive informado que o material descartado indevidamente no canal traz vários problemas para a saúde, como animais vetores de doenças, material cortante e poluição visual”, comentou Nivaldo Talon.
A caminhada ambiental conta com apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos, de Saúde, de Educação e de Bem-Estar Social, além da Secretaria Estadual de Educação, por meio do Centro Integrado de Educação Pública – CIEP 257, que fica em Nova Cidade. Idosos do Projeto Feliz Idade, desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social também marcarão presença.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo