Câmeras de segurança são instaladas em Rio das Ostras
A previsão é de que as 20 câmeras comecem a funcionar até o final dessa semana
As imagens captadas pelas 20 câmeras que estão sendo instaladas nas principais ruas de Rio das Ostras e na Rodovia Amaral Peixoto, vão ajudar a reforçar a segurança no município. O objetivo é coibir delitos e até mesmo ajudar as equipes da Guarda Municipal a orientar o trânsito em caso de acidentes. A previsão é de que todas as câmeras estejam funcionando até o próximo dia 6, até agora 10 foram instaladas. A medida tomada pela nova administração atende uma reivindicação da população. O investimento é de aproximadamente R$ 6640 mil, para a instalação, locação e manutenção dos equipamentos.
As máquinas ficarão em locais estratégicos, focalizando a 360 graus e até 850 metros de captação de imagem, com toda a nitidez. O monitoramento será feito por uma Central na Guarda que vai acompanhar 24 horas por dia. “Até o final do ano, a expectativa é que este número chegue a 30 câmeras”, destacou o secretário de Segurança, Major Celso Santos. O município já contava com oito câmaras instaladas em caráter experimental.
A iniciativa agradou a moradora Marceline Passos. Ela comentou que a instalação de câmeras vai ajudar a coibir pequenos furtos e infrações no município. “Eu mesma já tive a minha bicicleta roubada e uma ferramenta dessa pode ajudar a Guarda a identificar as pessoas que comentem esses delitos, sem contar que proporciona ao morador uma sensação de maior segurança” finalizou.
A gerente comercial Vania Bezerra Fonseca também gostou desse dispositivo de segurança no município. “Antigamente, as pessoas se conheciam. Hoje temos muita gente que veio de outras cidades e com esse crescimento também vêm os problemas dos grandes centros que incluem a falta de segurança”. As câmeras não vão eliminar os furtos mas vão deixar as pessoas mal intencionadas em alerta: vão pensar duas vezes antes de cometer os delitos”, comentou. O morador Alci Leal também aprovou a medida, destacando que a população vai se sentir mais segura, assim como os comerciantes.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social