Café Debate aborda violências de gênero e raça enfrentadas por mulheres pretas
“Mulher negra no enfrentamento da violência de gênero e do racismo”. Este é o tema do próximo Café Debate nesta quarta, dia 22, às 16h, que vai ser apresentado ao vivo pelo canal oficial YouTube da Prefeitura (@riodasostrasgov). O programa faz parte da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher”, que no Brasil tem início em 20 de novembro, marcando o Dia da Consciência Negra. Abordando a dupla violência enfrentada pelas mulheres negras, tanto do machismo quanto do racismo, o Café Debate busca promover reflexões e diálogos transformadores para a sociedade.
Foram convidadas para esta edição Marcela Vasques, feminista negra integrante do coletivo Vista Minha Pele e especialista em História da África e do Brasil. A assistente social, feminista negra, atriz, mãe atípica e orientadora social da Prefeitura de Rio das Ostras, Nanla Bonometti, também participará do debate, enriquecendo a discussão com sua experiência.
O Café Debate é uma realização da Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação da Prefeitura. Para esta edição, o programa traz a a participação especial da jornalista e ativista do movimento negro, Michelle Gomes, que apresentará o Café Debate, evidenciando a força e a representatividade feminina no jornalismo.
A transmissão ao vivo é uma oportunidade para os espectadores se envolverem e contribuírem com a conscientização e a luta contra a violência de gênero e o racismo. Será possível fazer perguntas que serão respondidas pelas duas entrevistadas.