Brinquedoteca do Hospital faz a diferença no tratamento das crianças internadas

Todos os pacientes têm acesso ao espaço lúdico que fica na área de convivência da unidade de saúde

Criança é assunto sério em Rio das Ostras. Numa iniciativa pioneira na região, a Secretaria de Saúde inaugurou, há pouco mais de um ano, a Brinquedoteca do Hospital Municipal. O local integra a área de convivência da unidade de saúde. Essa iniciativa faz parte da política de humanização que a Prefeitura está implantando na área da saúde, com o objetivo de que os pacientes se sintam mais bem-recebidos.

A brinquedoteca fica no primeiro andar do Hospital Municipal de Rio das Ostras, próxima a ala de pediatria, e está à disposição das crianças internadas. O local foi preparado para receber o público infantil e dispõe de brinquedos, jogos, material para desenho e pintura, TV e DVD.

Segundo o corpo técnico que atende a pediatria do Hospital, os pacientes, depois da implantação da brinquedoteca, apresentam melhor adaptação ao ambiente e uma melhora mais rápida. Os principais casos de resultados positivos são com as crianças que necessitam tratamento de patologias neurológicas e de desenvolvimento motor. 

– Oferecer um ambiente lúdico para as crianças que estão internadas faz do hospital um lugar mais aprazível. Os pacientes podem brincar, conviver com outras crianças e nós aproveitamos o espaço para fazer o tratamento de fisioterapia, com quem precisa, explicou a fisioterapeuta Niele de Matos Gomes.

Os pais e responsáveis que acompanham as crianças também aprovam a brinquedoteca, porque torna mais agradável a estada do paciente no hospital.

– Os acompanhantes aproveitam o momento em que as crianças estão na brinquedoteca para sair, ir até em casa, tomar banho. E eles sempre comentam que com acesso livre a um lugar onde a criança possa brincar, mantém elas mais calmas num ambiente que até pouco tempo provocava medo, disse Niele.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.