Beneficiários do Bolsa Família de Rio das Ostras devem procurar postos de saúde
Comprovação do acompanhamento de saúde é obrigatória para o benefício e deve ser realizada ainda neste semestre
Moradores de Rio das Ostras beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, devem ficar atentos. Para manter o auxílio, as famílias precisam procurar os postos de saúde para comprovar os requisitos de cuidados básicos, como vacinação dos filhos e consultas de Pré-Natal, no caso das gestantes. Quem não comparecer às unidades ainda neste primeiro semestre de 2014 corre o risco de perder o benefício.
Ainda que o prazo termine em junho, a Secretaria Municipal de Saúde aconselha que as pessoas que recebem o benefício já busquem os postos para regularizar sua situação, evitando a concentração dos atendimentos nos postos de saúde ao final do período de comprovação de dados.
As famílias beneficiadas devem levar seus filhos, de 0 a 7 anos, aos postos de saúde para verificação de peso e altura, munidos dos cartões de vacinação. Grávidas também precisam levar o cartão de gestante, comprovando o acompanhamento de Pré-Natal. As mulheres de 14 a 44 anos devem comparecer também. Todos precisam levar o cartão do Programa.
Em Rio das Ostras, as Unidades Básicas de Saúde do Mar do Norte, Cantagalo, Nova Esperança, Jardim Marilea, Operário, Recanto, Boca da Barra, Cidade Praiana, Âncora, Rocha Leão, além dos Centros de Saúde da Extensão do Bosque e Nova Cidade realizam o acompanhamento dos beneficiários, que acontece semestralmente.
REQUISITOS – Ao ingressar no Programa Bolsa Família, os cidadãos se comprometem a manter seus filhos, crianças e adolescentes em idade escolar, frequentando a escola e a cumprir os cuidados básicos de saúde.
“Os beneficiários devem se identificar como participantes do Programa Bolsa Família durante as visitas aos postos, o que facilita a comprovação dos cuidados e evita a interrupção do recebimento do auxílio”, diz Regina Glória, nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN da Secretária de Saúde do Município.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social