Autoridades municipais pedem colaboração da população para manter Bandeira Laranja
Novo Decreto reduz horário de funcionamento do comércio na tentativa de frear alta nos índices de atendimento na saúde
A alta no índice de pessoas infectadas pelo Coronavírus é uma realidade em todo o Brasil e em Rio das Ostras o cenário não está diferente. Medidas mais restritivas e cooperação da população é a aposta da Administração Municipal de Rio das Ostras para superar uma nova onda de contaminação na Cidade.
Depois da análise dos índices durante a reunião da Comissão Municipal de Enfrentamento da Covid-19 com o Ministério Público (MP), realizada via internet na quarta-feira, 3 de março, a Prefeitura de Rio das Ostras publicou no Jornal Oficial 1294 o Decreto nº 2802/21, que reduz horário de funcionamento de comércio varejista e da rede de gastronomia, com objetivo de diminuir a circulação de pessoas nas ruas.
Restaurantes, bares com serviço de gastronomia e lanchonetes passam a funcionar até 23h a partir desta segunda, 08 de março, assim como ambulantes, barracas, food trucks, trailers e similares.
O comércio lojista, shoppings e ambulantes que trabalham com produtos diversos, passam a funcionar das 10h às 19h.
Volta a ficar proibida a prática de atividade esportiva coletiva em qualquer lugar público, e também a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas de bares, restaurantes e depósitos.
“Diante da atual situação, foi uma vitória manter Rio das Ostras na Bandeira Laranja, enquanto quase todo País endurece as medidas de prevenção por causa das altas taxas de contaminação e óbitos. Mas já é observada elevação nos índices municipais nestes últimos dias, e por isso, pedimos a conscientização e cooperação dos munícipes para que se mantenham em casa, saindo somente se for necessário, e sempre evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos”, pediu o prefeito Marcelino Borba.
A reavaliação dos índices epidemiológicos e de saúde feitas na quarta-feira passada, compreendia as duas últimas semanas do mês de fevereiro, quando o Município registrou discreta melhora, e por isso, Rio das Ostras manteve-se na Bandeira Laranja pelos próximos 15 dias.
SITUAÇÃO DE ALERTA – Já nos primeiros dias de março foram identificadas altas nas taxas de contaminação e ocupação dos leitos de UTI, além do aumento no número de óbitos no Município. É preciso desacelerar esse crescimento e isso só é possível com isolamento social.
A Administração Municipal está ampliando a divulgação da campanha de conscientização e pedindo a colaboração da população.
FISCALIZAÇÃO – Também será intensificado o trabalho de fiscalização do cumprimento dos Decretos Municipais. A Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis) da Secretaria de Fazenda, com apoio do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar, estará nas ruas para coibir irregularidades e se a população quiser auxiliar fazendo denúncias, estão à disposição os telefones da Comfis – (22) 2760-6891 (das 9h às 17h) e da Guarda Civil Municipal (22) 2760-6236 ou 0800 022 6301 (24h).
VACINAÇÃO – Até a última quinta-feira, 4 de março, Rio das Ostras recebeu 8.750 doses de vacinas (CoronaVac e AstraZeneca) da Secretaria de Estado de Saúde. Dessas, mais de cinco mil doses foram aplicadas desde 19 de janeiro, data de início da vacinação no Município. O processo de imunização está sendo feito de forma criteriosa para que não falte a segunda dose para os já vacinados.
E para ampliar o Plano Municipal de Imunização, a Administração fez a adesão ao Consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que tem como objetivo dar mais segurança jurídica e poder de negociação aos municípios para comprar vacinas utilizando recursos próprios, doações de empresários ou aportes do Governo Federal.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.