Atraso no envio de vacinas pelo Ministério da Saúde obriga Rio das Ostras a alterar estratégia de vacinação
Por conta do atraso do Ministério da Saúde no envio de vacinas, Rio das Ostras, assim como outros municípios, foi obrigado a modificar a estratégia de vacinação. Seguindo recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, divulgadas via Nota Técnica, Rio das Ostras planejou alternativas para minimizar os impactos para a população.
No caso da BCG, vacina que previne a tuberculose, a vacinação está concentrada, desde fevereiro, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, às segundas e sextas-feiras, pela manhã. A BCG também é oferecida no Hospital Municipal, aos recém-nascidos. Por conta da irregularidade no fornecimento, o Município está com estoque zerado de BCG. Assim, as pessoas que necessitam da vacina estão sendo acolhidas no Centro de Saúde, cadastradas e orientadas, de forma que assim que a oferta do insumo for regularizada, os pacientes serão contatados para receber a BCG.
A vacina Dupla Adulto, contra difteria e tétano, está sendo priorizada para gestantes e vítimas de acidentes sem esquema vacinal anterior, tendo em vista que o quantitativo recebido foi abaixo do esperado. Para atender a essa demanda, os casos relacionados ao Programa de Saúde Médico Ocupacional, as equipes deverão avaliar a situação vacinal dos profissionais e orientar quanto à escassez temporária do insumo e a alternativas de atendimento a essa demanda.
Já para Febre Amarela, o Centro de Saúde está fazendo o agendamento para as pessoas que necessitam desse tipo de imunização, com prioridade para aqueles que vão viajar para áreas endêmicas.
Quanto à imunização contra a Raiva, a oferta da vacina está concentrada no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, às segundas e sextas-feiras.
Para mais esclarecimentos, a Secretaria de Saúde disponibilizou os telefones 2771-4223 e 2771-9036.
FONTE: SECOM – PMRO.