Atrações alternativas levam criatividade para o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival de Jazz & Blues
Branch com Blues de manhã, cardápios com nome de artistas e música para receber turistas de todo o Brasil
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, realizado durante o feriadão de Corpus Christi, de 30 de maio a 2 de junho, transformou a pequena Vila de Pescadores em um palco internacional de boa música. A programação conta com atrações internacionais se apresentando em cinco palcos espalhados pela cidade.
Empresários e músicos locais também já estão se organzinando, criando programações paralelas ao evento principal. Cida Garcia, por exemplo, além de integrar o elenco principal do festival, abrindo a programação oficial no dia 30 de maio no palco Concha, no Centro, também fará a abertura do Galleria Gastrobar na quarta-feira, dia 29, recepcionando a chegada dos turistas. No repertório da cantora, estão músicas de Koko Taylor, Joss Stone, Deborah Coleman, Dione Faris, Tina Turner e Imelda May, entre outras.
“Já vamos dar um gostinho do que virá já na quarta. Quem for na abertura do restaurante, dia 29, vai ter uma grande surpresa. É uma ótima oportunidade para nós, artistas, aparecermos para o mundo e se unir aos empresários locais neste momento faz toda a diferença”, explica a cantora.
O Atlântico Hotel já está com 100% de ocupação. “Nosso time de colaboradores já está a todo vapor! No sábado faremos uma manhã diferente com um ‘Brunch com Blues’. De 8h às 10h, será servido um café da manhã com música ao vivo com a cantora Cida Garcia. São turistas que vêm de vários lugares do Brasil e é uma oportunidade para, além da economia, divulgar nosso espaço para que possam visitar Rio das Ostras em outras estações. Ficamos entre a praia de Costazul e a Lagoa do Iriry”, conta a empresária Penhamara de Araújo Lima.
Para os amantes de boa música e culinária refinada, os restaurantes locais oferecem motivos de sobra para serem escolhidos. O festival faz com que os principais restaurantes usem a criatividade para atrair o público. “Temos um cardápio especial para o ‘Jazz e Blues’ e damos nomes de artistas importantes para estes gêneros, como Ella Fitzgerald, Nina Simone, Billie Holiday, B.B. King, Duke Ellington e Norah Jones. O Hurricane, tradicional drink de New Orleans, feito com suco de frutas cítricas, rum e gelo, também estará no menu. As receitas variadas agradam a todos, com opções desde costelinha e mignon até camarão. É possível experimentar risoto, dadinho de tapioca ou pastel, com preços que variam entre R$ 25 e R$ 90”, explica a proprietária e chef do Galleria Gastrobar, Silvia Stanzani.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Pessanha, destaca a importância do evento para a cidade. “O Festival de Jazz & Blues é um evento que faz parte da nossa política de turismo por meio de eventos. Rio das Ostras é oficialmente a capital do Jazz e do Blues devido à grandiosidade que o evento foi ganhando ao longo do tempo. Artistas, produtores culturais, empresas de shows e estruturas, empresários, vendedores ambulantes, entre tantos outros, ganham com o Festival. Além de lançarmos a cidade para todo o mundo.”
—
Bruno Pirozi