Atletas de Rio das Ostras comemoram classificação para Jogos Mundiais da Special Olympics

Equipe de Futsal do Estado, formada por atletas de Rio das Ostras, se classifica para Jogos Mundiais 

Superação e bons resultados. Este foi o balanço dos Jogos Nacionais da Special Olympics Brasil realizados neste final de semana na cidade. Participaram da competição, destinada a pessoas com deficiência intelectual, atletas do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Douglas Martenet, vencedor das provas de Travessia de 1500 metros; e a equipe de Futsal Feminino do Rio de Janeiro se classificaram para os Jogos Mundiais da Special Olympics, que serão realizados em 2015, em Los Angeles.

Agora eles irão representar Rio das Ostras em Los Angeles ao lado de Beatriz da Silva Santos (Atletismo), Déborah Serqueira Brás (Natação em Piscina) e Jonathan da Silva Paiva (Atletismo). 

CLASSIFICADOS – No sábado, 20, na Praia de Boca da Barra, o atleta Douglas Martenet conquistou o primeiro lugar nas provas de Travessia de 1500 metros em Mar Aberto, garantindo sua vaga para os Jogos Mundiais.

 

E, no domingo, dia 21, no Centro Esportivo Chico Leite, a equipe de Futsal Feminino Unificado do Estado do Rio de Janeiro, formada por atletas do Município do Projeto de Paraesporte e da Apae Rio das Ostras, venceu o time de São Paulo numa emocionante disputa de pênaltis. Dessa forma, nossas meninas se classificaram para os Jogos Mundiais de Los Angeles.

 

Além da seletiva, o Município também recebeu neste fim de semana o treinamento de atletas e equipes que irão representar o Brasil nos Jogos em diversas modalidades: Atletismo, Ginástica Rítmica, Judô, Patinação, Bocha e Tênis.

 

O subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Special Olympics para a capacitação dos profissionais do Projeto de Paraesporte do Município. “Esta parceria só engrandece nosso trabalho. O Projeto desenvolve um trabalho sério, que em pouco tempo rendeu excelentes resultados. Um terço da seleção do Brasil que estará nos Jogos Mundiais da Special Olympics será formada por atletas de Rio das Ostras. Nossos garotos e garotas do Paraesporte são um exemplo de superação”, ressaltou.

 

“Receber uma competição nacional credencia a cidade para futuros eventos e estimula nossos professores e alunos. É um reconhecimento pelas ações realizadas pelo Projeto de Paraesporte, com apenas um ano e meio. Temos na cidade estrutura – ginásios e vila olímpica -, para receber os Jogos. Atualmente atendemos a cerca de 400 atletas”, enfatizou Fábio Coboski, diretor do Departamento de Paraesporte da Prefeitura.

 

HISTÓRIAS DE SUCESSO – Acompanhando as competições dos Jogos Nacionais da Special Olympics Brasil, Elenice Martinet comemorou a classificação de seu filho Douglas para os Jogos Mundiais de Los Angeles. “O projeto Paraesporte revela o potencial de nossas crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Nas aulas e treinos eles são incentivados e, deste modo, conseguem tempos maravilhosos. Todos estão de parabéns”, afirmou.

 

Elenice também vibrou com a convocação de seus filhos Clayton e Deyvid para a I Copa de Futebol Unificado da Special Olympics, que será realizada na Malásia, de 29 de outubro a 10 de novembro.

 

“O Projeto de Paraesporte eleva a autoestima dos participantes. Dá a oportunidade de mostrar que eles têm capacidade. Eles possuem garra, determinação e coragem. E agora vão levar o nome de Rio das Ostras para o exterior”, comemora Débora Dutra, diretora da Apae de Rio das Ostras.

 

 

SPECIAL OLYMPICS – A Special Olympics é um movimento fundado na década de 60, nos Estados Unidos, pela irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte.

 

Entre os embaixadores da Special Olympics no Brasil estão Zico, Romário, Ricardo Rocha (futebol), Robson Caetano (atletismo), Lars Grael (vela olímpica), Pampa (Voleibol), entre outros.  

 

Neste final de semana, a direção do movimento convidou o subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, para ser tornar embaixador no Brasil, convite prontamente aceito.

 

 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.