Atletas de escolas de artes marciais da Prefeitura de Rio das Ostras conquistam medalhas
Crianças e jovens participantes foram destaques em grandes competições
Os dois últimos finais de semana foram de grandes conquistas para atletas que participam de projetos esportivos oferecidos pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras. No último sábado, 26, o 18º Campeonato Estadual de Kung Fu, realizado na capital do Rio de Janeiro, rendeu três medalhas de ouro a jovens do município, que conseguiram ainda se classificar para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Já no dia 19 de junho, a 16ª Copa de Judô de Cabo Frio reuniu pela primeira vez em uma competição promovida pela Federação Carioca do esporte, 41 pessoas, de 6 a 40 anos. A equipe ficou em 3º lugar geral no Estado, trazendo, além de nove medalhas de ouro, seis de prata e 13 de bronze, um troféu.
Nesse mesmo dia, mais uma atleta praticante do projeto de artes marciais da Guarda Municipal se destacou durante o Campeonato Estadual de Jiu-jitsu, realizado também na capital. Milena de Souza, de apenas 13 anos, conquistou uma medalha de ouro e a vaga de campeã estadual juvenil. “Estava tensa, mas confiante de que conquistaria uma boa posição, pois me dedico muito durante os treinos. Sempre fui apaixonada por artes marciais”, disse.
Motivada a ingressar nas aulas de judô por Milena, que é sua prima, Vitória Motta, também com 13 anos, venceu e trouxe o ouro da Copa de Judô de Cabo Frio.
Fátima Soares, mãe da jovem aprendiz, conta que no início ficava com medo da filha se machucar, mas revela que ainda assim a incentivou. “Viemos do Rio para morar em Rio das Ostras. Lá não tínhamos a facilidade que temos aqui no município, como, por exemplo, praticar esporte de graça. Além do mais todos aqui são muito atenciosos”, declarou, se referindo aos professores, guardas municipais.
Outro destaque durante a Copa de Judô foi o estudante Luis Felipe Duarte, de 14 anos. Filho do coordenador administrativo da Guarda Municipal, há quatro anos pratica o esporte na sede da Secretaria de Ordem Pública. Foi nessa época que a gestão da Secretaria de Ordem Pública lançou o projeto de ensino de artes marciais direcionado apenas para funcionários, guardas e filhos de guardas, antes de ampliá-lo e oferecer aos moradores. Nesse tempo, o jovem participou de outras duas competições, quando conquistou as posições de 2º e 3º lugar no pódio. Nessa última, mesmo machucado, lutou e trouxe para Rio das Ostras a medalha de ouro.
“Nossos atletas conseguiram se destacar de muitos outros que fazem academias tradicionais no ensino da arte marcial”, disse o coordenador do projeto de artes marciais da Secretaria, Anderson de Almeida.
Participaram da 16ª Copa de Judô de Cabo Frio 11 equipes formadas por aproximadamente 400 atletas.
Em Rio das Ostras, mais de 200 pessoas praticam gratuitamente o Judô, o Jiu-jitsu e o Kung Fu com aulas ministradas por guardas municipais. O projeto, aberto a todos os públicos, foi criado há seis meses e acontece em localidades diferentes, incluindo Cidade Praiana, Mar do Norte, o Centro Integrado de Convivência de Nova Esperança e a própria sede da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo