Atendimento a pacientes com Tuberculose é oferecido à população em Rio das Ostras

Equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose iniciou uma série de palestras para conscientizar a população sobre a doença 

A equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, da Secretaria de Saúde, está visitando as unidades de Saúde que registram maior incidência de casos da doença para fazer explicações sobre causas e tratamento da doença.

O objetivo também é sensibilizar a população a buscar atendimento médico após alguns sintomas como tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. 

De acordo com a enfermeira Juliana Andrade, o paciente deve buscar  fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento pois, após 15 dias sendo medicado, o paciente para de transmitir a doença diminuindo o número de pessoas que se infectam bem como o de doentes, explicou a enfermeira. 

Nesta quinta-feira, 17, às 9h, a enfermeira Juliana ministrou uma palestra no Posto de Saúde da Boca da Barra, para conversar com cerca de 45 pacientes que aguardavam por diversos tipos de atendimentos oferecidos pela unidade. 

Amanhã, sexta-feira, 18, às 7h30 as técnicas de enfermagem  Ruth Méia Nunes e Ivani Olive estarão fazendo palestras sobre a doença, sintomas e tratamento da Tuberculose, para cerca de 200 trabalhadores de uma empresa do setor da construção civil, nas dependências do empreendimento que os funcionários estão trabalhando, localizado na Estrada do Contorno, ao lado do Corpo de Bombeiros.

 

 

As palestras continuarão durante a próxima semana. O Dia Mundial de Controle de Tuberculose é lembrado no dia 24 de março, mas devido ao feriado da semana santa, a equipe antecipou as atividades.

 

 

TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de Koch e que afeta principalmente os pulmões. A transmissão é feita via respiratória e está ligada às baixas condições de vida, particularmente à moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.  A técnica de enfermagem, Ruth Nunes recomenda que as famílias devem sempre deixar a casa arejada, com circulação de vento, para ajudar no combate à doença.

 

CRONOGRAMA

 

 

Sexta-feira 18

 

7h30- Palestra na empresa MRF- Estrada do Contorno, ao lado dos Bombeiros

 

 

Segunda-feira 21

 

9h e 14h – ESF Âncora

 

14h-  ESF Marilea

 

9h-  P.S  Rocha Leão

 

9h e 14h – Centro de Saúde Extensão do Bosque

 

 

Terça-feira 22

 

9h  e 14h- Clínica da Família

 

9h e 14h-   ESF Mar do Norte

 

9h- ESF Cantagalo

 

9h e 14h- P.S. Nova Cidade

 

9h e 14h- P.S. Operário

 

9h e 14h – Centro de Saúde Extensão do Bosque

 

9h-  P.S. Nova Esperança

 

 

Quarta-feira 23

 

 

9h e 14h – Centro de Saúde Extensão do Bosque

 

14h- P.S Recanto

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.