Área rural recebe novos serviços públicos e acesso grátis à Internet
Centro de Apoio ao Produtor ganha novo auditório, unidade de atendimento social e Centro de Inclusão Digital
A população de Cantagalo se reuniu nesta quinta-feira, 26, com autoridades municipais e representantes da sociedade civil organizada para comemorar mais conquistas para a área rural de Rio das Ostras. A Prefeitura inaugurou novos espaços no Centro de Apoio ao Produtor Rural I, que recebeu um novo auditório, unidade de atendimento social, área para projetos de geração de renda e o Centro de Inclusão Digital, com acesso gratuito à Internet. O Centro fica na Praça Waldemar Alves Barcelos, em Cantagalo.O prefeito Carlos Augusto, o vice-prefeito Wilton Broder e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso prestigiaram o evento.
“Estamos oferecendo mais oportunidades de qualificação, geração de renda e possibilidades para nossos produtores sustentarem suas famílias com trabalho e dignidade. A cada dia mais pessoas escolhem Cantagalo para viver, trabalhar e exercer sua cidadania, o que traz orgulho a todos os moradores”, disse o prefeito Carlos Augusto durante a cerimônia.
Carlos Afonso destacou o aumento populacional da área rural de Rio das Ostras. “O crescimento da população de Cantagalo contraria o fluxo migratório do Brasil, onde as pessoas estão buscando as grandes cidades. Aqui estamos conseguindo fixar o homem no campo, graças ao trabalho sério do poder público”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.
O Centro foi inaugurado em 2006 e é mantido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Com o aumento da população local e o fortalecimento da área rural do município, a Prefeitura decidiu ampliar os serviços oferecidos aos produtores, facilitando o acesso aos projetos sociais, de qualificação e de inclusão digital promovidos pela Administração Municipal.
“Nosso objetivo é melhorar o atendimento do Centro de Apoio ao Produtor Rural e oferecer mais conforto e facilidade de acesso aos serviços públicos aos moradores da zona rural, como projetos de qualificação e geração de renda e acesso à internet gratuita”, explica o secretário Max Almeida.
No local já funcionava o Departamento de Agricultura e Pecuária do Município, com oferta de maquinário, insumos e assistência técnica, além de cursos para os produtores rurais. No Centro também estão disponíveis serviços dos Correios e atendimento social. Foi inaugurado o novo auditório para cursos, palestras e aulas do projeto Sementes de Cantagalo. Durante o evento, foram rendidas homenagens a Vladimir Penteado, primeiro técnico da Emater-Rio a atuar em Rio das Ostras, cujo nome batiza o novo auditório.
BEM-ESTAR SOCIAL – A Secretaria de Bem-Estar Social vai manter no local uma unidade de atendimento de Assistência Social, onde os moradores poderão se inscrever nos programas de Bolsa Família, Cartão do Bem e outros projetos da Secretaria. A unidade também abriga o Espaço Social do programa Flores do Campo, de geração de renda a partir da produção e comercialização de artesanato.
ACESSO À INTERNET – Pela primeira vez, a comunidade de Cantagalo pode ter acesso gratuito à Internet. O Centro de Inclusão Digital foi inaugurado no local pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras em parceria com o Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), programa criado pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. No Centro estão sendo disponíveis 10 computadores com acesso gratuito à Internet, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A partir do mês de junho, sempre em parceria com o Gesac, serão realizados cursos de informática (básico, intermediário e avançado) e oficinas gratuitas.
O produtor Waldemir Barcelos, de 55 anos, mora há 40 anos em Cantagalo e foi premiado na Festa do Feijão da Prefeitura com um computador por ter atingido a maior produtividade no plantio do feijão. Agora, segundo ele, poderá aprender a usar a máquina. “Eu venho fazer o curso de informática e vou trazer a minha filha. Sempre é tempo de aprender e agora vou poder usar melhor o computador. Esse é o progresso. Cheguei a Cantagalo quando era tudo mato e agora está tudo melhor”, completou Waldemir.
INAUGURAÇÃO – Durante o evento, as meninas do projeto Sementes de Cantagalo fizeram uma apresentação de dança e encantaram a plateia. Além do prefeito, vice, da chefe de gabinete Ângela Toffano do Amaral e do presidente da Câmara Municipal, prestigiaram o evento os vereadores Alex Cabral, Luiz Roberto Gomes, Orlando Ferreira Neto, Alcemir Joia, Roberto Carlos de Oliveira e Rosenildo Viana. Alunos e professores de escolas da rede municipal, presidentes de associações de moradores, representantes da secretaria estadual de Agricultura.
FONTE: SECOM – PMRO.