Alunos são incentivados a refletir sobre tema da adoção em Rio das Ostras
Projeto iniciado na Escola Estadual Municipalizada Dom Bosco é uma parceria da Secretaria de Educação com o Grupo Adote
A Secretaria Municipal de Educação e o Grupo de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes de Rio das Ostras (Adote) estão desenvolvendo em parceria um projeto que tem como principal objetivo levar o tema “adoção” para a sala de aula.
A iniciativa, que ganhou o sugestivo nome “A DOce aÇÃO da Arte na Escola” está acontecendo com as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Dom Bosco.
Iniciada no ano passado, essa parceria entre a Secretaria de Educação e o Adote não se limita ao projeto e tem como objetivo incluir o tema adoção de crianças e adolescentes no planejamento das escolas municipais.
Para marcar o início das comemorações da Semana Estadual da Adoção 2016 em Rio das Ostras, o projeto começou na última segunda-feira, dia 9, reunindo alunos entre 9 e 11 anos. O trabalho é coordenado pela psicóloga Tânia Saldanha, presidente do grupo Adote. Serão quatro encontros que vão culminar com um concurso de redação e desenho, que vai premiar os três melhores trabalhos.
“Fiquei impressionada com o nível de conhecimento das crianças e a participação interessada”, disse Tânia Saldanha. No primeiro encontro, os estudantes conheceram um pouco sobre o trabalho do grupo e puderam fazer perguntas sobre a adoção.
A escola, como formadora de opinião, tem uma grande contribuição a dar na construção da nova cultura da adoção, reformulando o conceito de família e passando a entendê-la como produto de uma relação afetiva construída com a convivência. “A parceria com a Secretaria de Educação dará mais frutos. Pretendemos estender o projeto a outras escolas do município”, disse Tânia.
SEMANA ESTADUAL DA ADOÇÃO – A programação da Semana Estadual da Adoção prossegue em Rio das Ostras com a 4ª Pedalada da Adoção, no sábado, dia 21, com saída às 9h30 da Lagoa de Iriry. A programação completa e mais informações estão na página do Adote – Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras no Facebook.
FONTE: SECOM – PMRO.