Alunos do Projeto de Alfabetização na Maturidade fazem confraternização
Uma tarde de confraternização reuniu os 40 idosos que participam do Projeto de Alfabetização na Maturidade (Palma) no dia 16 de dezembro. A iniciativa, uma parceria das secretarias de Bem-Estar Social e Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, reúne pessoas que não puderam estudar na infância e buscam agora o letramento.
A professora do grupo, Bárbara Couto, destacou os bons resultados dos dois meses do projeto. Nas primeiras aulas, de acordo com a educadora, algumas alunas comentaram que deixaram de estudar porque os pais não queriam que aprendessem a escrever cartinhas para namorados. “Hoje, podem estudar e adquirir conhecimento, o que eleva muito a autoestima delas. Na sala de aula, formaram laços e vimos senhoras felizes por estarem recuperando algo que deixaram para trás”, contou.
Se faltou incentivo de alguns pais no passado, hoje as integrantes do Palma contam com o apoio familiar. “Muitas netas estudavam com as suas avós matriculadas no Palma. Esse projeto não é só de leitura e escrita, mas de resgate da autoestima”, declarou Bárbara.
PALMA EM AÇÃO – Com aulas segundas, quartas e sextas, sendo uma turma pela manhã e outra à tarde, o projeto começou em outubro de 2019. Uma das primeiras ações da educadora Bárbara Couto foi investigar o nível de desenvolvimento de cada aluno e assim pôde atuar em cima de suas individualidades. “Fizemos um diagnóstico para entender de onde poderíamos partir. Trabalhamos a identidade e o Estatuto do Idoso. Pudemos ouvir histórias que dariam um livro”, confessou.
Depois do período de férias, o Palma reinicia às aulas em fevereiro. As inscrições podem ser feitas no CRAS Central, no Parque da Cidade, de 8 às 17 horas.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.