Alunos de Rio das Ostras ganham ‘ouro’ na Olimpíada Brasileira de Matemática

Premiação nacional da Obmep 2014 foi realizado nesta segunda-feira, dia 20, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Rio das Ostras esteve mais uma vez bem representada na premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Durante a cerimônia que aconteceu nesta segunda-feira, 20, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dois alunos da Rede Municipal, Lucas Costa Pereira e Rebecca Cavalcante Menezes, receberam medalhas de ouro. Outra aluna da Rede Municipal, Maria Luiza Almeida Fontes, conquistou medalha de bronze, enquanto 38 estudantes alcançaram menções honrosas na décima edição da Obmep.

Além do trabalho em sala de aula, que segue o Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro), os alunos da Rede Municipal contam com o Projeto Marinheiro da Matemática. Idealizado pelo professor Bruno Souza, com aulas realizadas na Casa de Educação, o projeto ajudou a aprimorar ainda mais as habilidades dos medalhistas de ouro Lucas e Rebecca.

“Acreditamos e incentivamos projetos como esse, idealizado por um professor da Rede Municipal. A aptidão para Matemática, o apoio dos familiares e a dedicação dos alunos são imprescindíveis para resultados de excelência. Mas a prática alcançada com as aulas realizadas no contraturno, na Casa da Educação, potencializou ainda mais o talento dos nossos medalhistas”, afirma Andréa Machado, secretária de Educação.

Aluno da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, Lucas Costa Pereira recebeu sua segunda medalha de ouro consecutiva na Obmep. Lucas ficou em primeiro lugar no Rio de Janeiro entre os alunos das redes municipal e estadual de Ensino. Rebecca Cavalcante Menezes, que conquistou seu primeiro ouro, estuda na Escola Municipal Nilton Balthazar.

 

PREMIAÇÃO – A 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas distribuiu medalhas a 6.501 alunos, sendo 501 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. O governo federal foi representado na premiação pelos ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rabelo. Outra presença foi a do pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Artur Ávila, considerado o “Nobel da Matemática” em 2014.

Representando a Prefeitura de Rio das Ostras, a subsecretária de Educação, Dalva Fragoso, participou da solenidade. O professor Bruno Souza, idealizador e responsável pelo Projeto Marinheiro da Matemática, as diretoras das escolas Francisco de Assis e Nilton Balthazar, Joelma Kort Kamp e Luzia Helena Cescon, respectivamente, também participaram do evento.

O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

FONTE: 

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.