Alunos de Rio das Ostras concluem semestre apresentando trabalhos na área de leitura

Atividades desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal promovem o acesso aos livros e o gosto pelas atividades artísticas

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras entraram em recesso nesta segunda-feira, dia 13. No encerramento do semestre foram apresentados os trabalhos dos alunos em diferentes áreas.

Mostras das atividades desenvolvidas nas escolas com o apoio do Programa de Leitura na Escola aconteceram entre os dias 19 de junho e 8 de julho, coordenadas pelos professores que atuam como dinamizadores de leitura.

Exposição dos trabalhos elaborados ao longo do semestre, contação de histórias, encenações teatrais, roda de poesias, jogos com perguntas e respostas, os populares quiz, cine retrospectiva e café literários fizeram parte das atividades do Programa de Leitura na Escola, presente em 18 unidades de ensino.

“Nosso objetivo maior é propiciar aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras a garantia do acesso aos livros, bem como fomentar o gosto e o prazer pela leitura e demais atividades artísticas, contribuindo para formação de leitores críticos e atuantes no cenário social”, destacou Karoline Oliveira, chefe da Divisão de Formação e Orientação Literária do Departamento de Leitura e Arte da Secretaria de Educação. 

MOSTRA DE TRABALHOS – Entre as unidades de ensino que realizaram o evento de culminância do Programa de Leitura está a Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital. Os alunos trabalharam com o tema “Diversidade: todo mundo é igual”, lendo livros que tratam de diferenças, como as relacionadas à organização familiar e à classe social.

“Temos alunos com necessidades educacionais especiais e esses participaram das encenações teatrais e apresentações de músicas. Dessa forma, a inclusão e a valorização das diversidades aconteceram na prática, tudo isso com o estímulo do Programa de Leitura”, conta a professora Rúbia Bastos, dinamizadora de leitura da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira.

Os alunos Guilherme Carvalho e Matheus Alves Paes, de 11 e 13 anos, respectivamente, apresentaram um rap falando do racismo. Os dois, que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental no Maria da Penha, dizem que aprenderam ainda mais sobre diversidade. “Existe quem se acha melhor apenas porque é mais alto que o outro ou porque tem a pele mais clara”, disse Matheus. “Todas as pessoas devem ser tratadas de forma igual”, completou Guiherme.

As culminâncias do Programa de Leitura na Escola foram realizadas nas escolas municipais Acerbal Pinto Malheiros, Simar Machado Sodré, Fazendas Reunidas Atlântica, Padre José Dilson Dórea,João Bento Duarte Neto, Professora Marinete Coelho de Souza, Maria Teixeira de Paula, Maria da Penha de Oliveira, Ary Gomes de Marins, Dom Bosco, Cidade Praiana, CIEP Mestre Marçal, Fany Batista Esteves, Fazenda da Praia, Professora América Abdalla e Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.