Alunos da Educação Infantil levam mensagens de afeto a adolescentes

Alunos da Educação Infantil levam mensagens de afeto a adolescentes

Ação entre escolas de Rio das Ostras faz parte da programação do Setembro Amarelo

Um gesto carinhoso pode mudar positivamente os sentimentos. Com esse objetivo, alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Enedina Fidélis Moreira levaram mensagens de amor e esperança aos estudantes da escola vizinha, a Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada.

A ação fez alusão à campanha Setembro Amarelo, por meio da interação e do compartilhamento de afeto entre crianças e adolescentes.

Segundo a diretora da escola Enedina, Elizângela Meireles Lopes, antes de transmitir a mensagem de amor aos mais velhos, a temática dos sentimentos foi passada, primeiramente, para os pequenos. “Trabalhamos com os alunos a importância deles, dos sentimentos e de estar feliz. Depois realizamos a ação na Fazenda da Praia sobre o valor à vida com os adolescentes. A ideia surgiu com a professora Juliana e toda equipe abraçou a causa”, contou.

Na ação, as crianças pediam para os adolescentes tocarem em suas mãos fechadas. Ao serem tocadas, as mãos se abriam e entregavam uma bala de presente, com a pergunta feita ao aluno: “sabia que você é especial?”.

As crianças também realizaram a dinâmica do espelho, mostrando aos alunos que eles são especiais e importantes. Além disso, os pequenos disseminaram mensagens de otimismo, com frases como “você é importante” e “você é uma pedra preciosa”.

“Conseguimos atingir todas as turmas da manhã e da tarde. Com gestos e discursos de amor, nossos pequenos disseram aos mais velhos a importância da vida”, descreveu Elizângela.

Já a diretora da Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada, Aline Beraldi, destacou a alegria transmitida pelas crianças. “A atividade feita pelos alunos da Escola Enedina foi um presente neste momento tão complexo, em que, muitas das vezes, os adolescentes demonstram tristeza e baixa autoestima. Recebê-los fez renascer a alegria e mostrou aos alunos que nada está perdido. Muitos se emocionaram e lembraram da época da Educação Infantil. Com certeza essa sementinha vai florescer no nosso próximo projeto”, completou Aline.

Setembro Amarelo – Durante todo o mês de setembro, as escolas municipais de Rio das Ostras realizam ações de valorização da vida e, consequentemente, da importância dos cuidados com a saúde mental.

Na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras, a temática é trabalhada por meio de atividades que colocam em pauta os sentimentos alunos, com objetivo de externar as emoções das crianças e adolescentes.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.