Aluno de Rio das Ostras é semifinalista do concurso nacional de Soletração

Alef Vieira representa Estado do Rio no quadro do Caldeirão do Huck

O estudante riostrente Alef Vieira Marques, da Rede Municipal de Ensino, garantiu a classificação do Estado do Rio na semifinal do Soletrando, concurso nacional de soletração exibido no Caldeirão do Huck, na TV Globo.

Alef tem 13 anos e cursa o 8º ano do Ensino Fundamental no Ciep Municipalizado Mestre Marçal. Vencedor da eliminatória exibida no sábado, dia 31 de março, ele levou para casa um computador.   O campeão do concurso vai receber R$ 100 mil para ajudá-lo em sua formação educacional

– A participação de um aluno da Rede Municipal de Rio das Ostras na semifinal de um campeonato nacional de soletração é mais uma prova da qualidade do ensino em Rio das Ostras. A educação é uma das nossas prioridades, já que queremos formar cidadãos responsáveis e profissionais bem preparados – afirma o prefeito Carlos Augusto.

Entre outros bons resultados alcançados nos dois últimos anos pela Educação de Rio das Ostras constam a medalha de ouro conquistada por Marcello Silva de Paula, aluno da Rede Municipal, na I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A cidade também foi finalista do Prêmio Nacional Microsoft Educadores Inovadores e apresentou o seu bem-sucedido projeto de Educação Ambiental no Congresso Internacional de Pedagogia em Cuba.

Desempenho – O Ciep Municipalizado Mestre Marçal foi indicada pelo Instituto Ayrton Senna, de São Paulo, para representar o Estado do Rio no Soletrando. A escolha aconteceu devido ao excelente desempenho da escola no Programa Sua Escola a 2000 por Hora, desenvolvido pelo instituto. Alef venceu uma disputa interna entre os estudantes do Mestre Marçal, acompanhada pela produção do Caldeirão do Huck, para participar da competição.

– É um motivo de orgulho para toda a escola ter um aluno selecionado para a semifinal de um campeonato nacional de soletração. Acredito que esse bom resultado é fruto dos investimentos da Prefeitura em Educação – disse a diretora do Ciep Municipalizado Mestre Marçal, Lúcia Fernandes.   

Alef, que estuda desde a Alfabetização no Ciep Mestre Marçal, vem se preparando, com a ajuda dos professores da escola, para ter um bom desempenho no concurso de soletração. "Agora estou estudando as regras gramaticais", afirma ele, que conta com a torcida dos colegas do Mestre Marçal.

– Todos estão me incentivando muito. Estou feliz com essa oportunidade e orgulhoso por poder representar a minha cidade. Agora estou mais próximo de realizar o meu sonho, que é cursar Direito – afirma.

Prêmios – O Soletrando tem o objetivo de despertar o interesse pela língua portuguesa e aumentar o vocabulário de adolescentes entre 12 e 16 anos. As disputas da eliminatória contaram com a participação de 27 alunos, cada um representando uma escola pública de um Estado do Brasil. Serão nove selecionados para a semifinal e os três vencedores, que vão para a final, serão beneficiados com seis computadores para o departamento de informática de suas escolas.  

O grande vencedor receberá troféu, um fardão (em uma alusão à Academia Brasileira de Letras – ABL) e o prêmio de R$ 100 mil. A ABL anunciou que vai doar cerca de quatro mil livros para as escolas públicas dos participantes do Soletrando.

 

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.