Aluno de Rio das Ostras é premiado em cerimônia com presença de Dilma Rousseff
Estudante é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e está entre os 35 melhores do País
Rio das Ostras esteve representada nesta quarta-feira, 7, na cerimônia de premiação da 9º Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep) realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O estudante Lucas Costa Pereira, de 12 anos, da Rede Municipal, foi medalhista de ouro do Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) e classificado como 35º melhor do País na categoria. A solenidade contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
A Obmep 2013 reuniu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas de todo País, envolvendo 99,35% dos municípios brasileiros. Representando o prefeito Sabino na solenidade, a secretária de Educação, Andrea Machado, falou que a premiação reforça o trabalho de estímulo ao aprendizado já realizado no município.
“Reconhecimentos como esse valorizam o trabalho de toda a Rede Municipal e o empenho dos alunos e professores, sempre com o apoio das famílias. Incentivamos nossos educadores a desenvolver projetos e, desde o ano passado, os alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, onde estuda Lucas, contam com uma carga horária de Matemática suplementar no contra turno”, afirma Andrea.
Servidor municipal desde 2010, o professor Bruno Souza, que também participou da solenidade de premiação, é responsável pelo projeto desenvolvido no contra turno. O professor, que dá aulas para Lucas, lecionou para outro aluno da cidade que conquistou medalha de ouro na Obmep, Enoque Marinheiro. O projeto deverá ser ampliado este ano, envolvendo outras unidades de ensino.
O estudante Lucas, que conta com apoio da família, está feliz com a conquista. “Não adianta entender a matéria. Precisa se exercitar muito”, garante ele, que sempre estudou na Rede Municipal e atualmente cursa o 7º ano do Ensino Fundamental.
PREMIAÇÕES – Nesta edição da Obmep foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. Outros 46,2 mil participantes da Olimpíada, que não foram medalhistas, receberão menções honrosas da competição.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo