Aluna de Rio das Ostras vence concurso regional de desenho com o tema reciclagem

Localizada em Rocha Leão, a 20 km do Centro de Rio das Ostras, a Escola Municipal Henrique Sarzedas se destacou mais uma vez no concurso regional organizado pela Autopista Fluminense, com o tema “Para uma vida melhor, vamos reciclar”.

A aluna Mariana da Cunha Medeiros Silva, de 11 anos, que cursa o 5º ano, foi a vencedora do Concurso de Desenho na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já os estudantes Izadora Cristina de Lima Ferreira (3º ano), Elias da Silva Paula (2º ano) e Letícia dos Santos Nogueira (3º ano) são os vencedores da etapa municipal do Concurso de Frases. 

Integrando o Programa Viva Meio Ambiente desde 2010, a Henrique Sarzedas é a única escola de Rio das Ostras envolvida na iniciativa. São ao todo 13 municípios – de Niterói a Campos – cortados pelo trecho de 320 quilômetros da BR-101 administrados pela Autopista Fluminense que participam do programa. O seu objetivo é desenvolver ações educativas contínuas, promovendo a sensibilização para a consciência ambiental e melhoria da qualidade de vida de toda a população da área de influência direta da rodovia.

A estudante Mariana, vencedora do Concurso de Desenho, disse que ficou surpresa com o resultado. “Sabia que precisava me dedicar bastante porque muitas escolas participaram do concurso. Fiz um menino e uma menina separando o material reciclável”, conta. Segundo Mariana, com o desenho ela buscou “incentivar adultos e crianças a praticar a reciclagem”.

Com excelentes notas, Mariana é elogiada pela professora dela, Juliana Maia Mendonça. “Acho muito importante que os alunos reflitam sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental”, diz. A educadora fez questão de enfatizar ainda que Mariana também se destacou na Olimpíada de Língua Portuguesa, representando a rede municipal na categoria Poesia.

Na opinião da diretora da escola, Rosimeri Nogueira da Mota, a participação no Programa Viva Meio Ambiente traz muitos benefícios. “São realizadas reuniões pedagógicas com as escolas integrantes do programa a cada semestre e recebemos material para trabalhar com os alunos, inclusive em Braille, além de suporte pedagógico”, conta. Dessa forma, é possível apresentar temas como meio ambiente e trânsito, estimulando a consciência ecológica e a cidadania.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.