Agricultor de Rio das Ostras produz bananas em escala comercial

Plantação das variedades prata e d´água fica em Cantagalo, Zona Rural do Município

A primeira produção em escala comercial de bananas realizada em Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras, começa a apresentar os primeiros resultados.

Em 2014, o produtor Waldemir Alves Barcelos foi beneficiado, por meio do Projeto de Fruticultura da Prefeitura, com a doação de 800 mudas das variedades d´água e prata.

Agora, após aproximadamente um ano desde o plantio, o produtor começa a colher os primeiros cachos, com uma média de 50 quilos por semana. Toda produção é comercializada na própria localidade e ele planeja aumentar a área cultivada com a plantação ainda este ano de mais 600 pés.

O produtor, que diversifica sua lavoura com feijão e milho, também aposta no cultivo das bananas como uma fonte de renda permanente, com possibilidades de ganhos o ano inteiro. “Apesar da pouca chuva nesse período de um ano, não tive prejuízos significativos e as bananas que começo a colher já têm mercado garantido na região. Confiante no sucesso dessa cultura aqui em Cantagalo, já adquiri novas mudas e devo aumentar em breve minha produção”, comentou.

Segundo o diretor do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, Anselmo Nazário, outros produtores já demonstram interesse em cultivar bananas. “Já fomos procurados por alguns agricultores que pretendem investir nessa cultura e estamos à disposição para toda a assistência técnica e orientações que forem necessárias”, disse.  

FRUTICULTURA – Lançado oficialmente na Festa do Produtor Rural em 2013, o Projeto de Fruticultura da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca beneficiou agricultores locais com a doação de 1 mil mudas de maracujá e 1 mil de bananas. Na ocasião, também foi lançado o Programa de Melhoramento Genético de Galinhas de Postura, com a doação de 50 matrizes de galinhas poedeiras. Os programas têm assistência técnica do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras. 

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.