Adolescentes grávidas terão dia especial de atendimento

Programação do dia 26 inclui avaliação de saúde, reflexões em grupo e visita à maternidade

O Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Adolescente – Nasa de Rio das Ostras promove no próximo dia 26, quinta-feira, a partir de 8h30, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, um encontro com adolescentes grávidas. As gestantes passarão por avaliação de saúde e participarão de grupos de apoio. Encerrando a programação, está prevista uma visita à maternidade.

As adolescentes serão recebidas com café-da-manhã e avaliadas pelos profissionais de saúde, como ginecologistas, enfermeiros, dentistas, entre outros, como um atendimento especial de Pré-natal. Terão ainda avaliação nutricional e atualização das vacinas necessárias. Aquelas que estiverem com consultas atrasadas também serão encaminhadas ao atendimento.

As mulheres vão participar de grupos terapêuticos com os psicólogos do núcleo, para tratar de assuntos de interesse das grávidas, como o incentivo ao parto normal e aleitamento materno. Elas vão poder compartilhar experiências e tirar suas dúvidas com os profissionais de saúde. Ao final da manhã, as grávidas a partir do sétimo mês vão visitar a maternidade, no Hospital Municipal.

“Queremos que elas vivenciem da melhor forma esse período de gestação, que é cheio de ansiedade e medo, principalmente para aquelas que estão na primeira gravidez”, explica Andréa Viana, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Adolescente, da Secretaria de Saúde.

Nasa – O Nasa atualmente acompanha 75 adolescentes grávidas, de 12 a 17 anos. Além disso, oferece atenção integral de saúde aos adolescentes, meninos e meninas, de 10 a 19 anos, com uma média de 90 atendimentos por semana. Os jovens participam de consultas e reuniões semanais, onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano. Os participantes contam com uma equipe multidisciplinar, de médico clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, dentista, técnico de higiene dental e educador. O Núcleo funciona nos centros de Saúde da Extensão do Bosque e de Nova Cidade.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.