Ação educativa em Rio das Ostras orienta sobre prejuízos ambientais do descarte irregular de lixo
O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) cumpriu o seu papel de conscientizar a população sobre a importância de não descartar o lixo de forma irregular. Na quinta-feira, dia 2, feriado de Finados, a equipe do Cedro percorreu as ruas da localidade de Nova Esperança e recolheu meia tonelada de resíduos jogados às margens do rio e mangue.
Além de coletar o lixo, a equipe distribuiu panfletos informativos com orientações sobre cuidados com o meio ambiente. A ação foi realizada das 8h30 às 14h no trecho entre a ponte da Rodovia Amaral Peixoto e a ponte da localidade de Colinas. Garrafas de vidro, papelões, pneus, mobiliários e materiais plásticos foram alguns dos resíduos coletados.
POLUIÇÃO DOS RIOS – O descarte inadequado de lixo às margens dos rios e mangues prejudica a sobrevivência da fauna e flora. Esses resíduos podem chegar às praias, tornando-as impróprias para o banho. Os efeitos negativos podem se prolongar, já que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – O Cedro é voltado para a educação ambiental e promove oficinas e cursos gratuitos abertos a população. Funciona na Avenida Linda, s/nº, em Nova Esperança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone (22) 2771-4350.