Ação contra a dengue mobiliza centenas de profissionais em Rio das Ostras
Equipes estarão dias 20, 21 e 22, em Cidade Praiana, Jardim Campomar, Cidade Beiramar e Serramar
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras recomenda que a população mantenha os cuidados contra o mosquito, mesmo com a proximidade do inverno. Mais um mutirão da Vigilância em Saúde está programado para os dias 20, 21 e 22 de junho. Dessa vez serão visitadas as localidades de Cidade Praiana, Jardim Campomar, Cidade Beiramar, Jardim Miramar, Serramar e Extensão Serramar, além do Palmital. O mutirão começa às 8h.
“As pessoas têm que receber bem o pessoal do combate à dengue, ouvir com atenção as orientações e cumprir direitinho. Só assim vamos acabar com essa doença na cidade”, opina Marlene Vianna, moradora do Âncora, uma das localidades que já receberam os mutirões de combate à doença. As equipes percorrem toda a cidade, mas os locais com os maiores registros de dengue estão sendo priorizados.
Serão montadas três tendas, onde os moradores dessas localidades poderão tirar dúvidas sobre a doença e solicitar vistorias a imóveis e colocação de telas em caixas d´água e reservatórios. Uma das tendas vai estar em frente à Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, outra, no posto de saúde de Cidade Praiana e a terceira, em frente à Escola Maria da Penha de Oliveira, no Palmital.
Durante o mutirão é realizado o trabalho rotineiro da Vigilância em Saúde, como aplicação do larvicida, vistoria às residências, identificação e eliminação dos criadouros e pulverização do inseticida interno e externo (fumacê). Além disso, as equipes atendem a denúncias para inspeção de imóveis.
LIMPEZA – Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, as equipes fazem ainda a limpeza de terrenos e coleta de resíduos de grande porte, como móveis velhos, que podem se tornar criadouros. Também como forma de prevenção à dengue e manutenção da saúde pública, a Secretaria de Meio Ambiente está intensificando o trabalho de limpeza e coleta de resíduos. Em uma ação localizada no Nova Cidade, foram recolhidas, em dois dias, mais de 250 toneladas de lixo de grande porte, como móveis velhos e recipientes que estavam acumulando água em terrenos e nos quintais das residências.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE – A Secretaria de Saúde está envolvendo toda a população para acabar com o mosquito. A equipe de Educação da Vigilância em Saúde promoveu uma série de palestras para os idosos do Projeto Feliz Idade, mantido pela Secretaria de Bem-Estar Social. Os técnicos também participam das reuniões do Orçamento Participativo (OP) e estiveram no evento de integração dos conselhos do Orçamento Participativo Jovem e Adulto. Os profissionais da Vigilância em Saúde aproveitam todas as oportunidades possíveis para conversar com os munícipes sobre os riscos da doença e formas de prevenção.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social