Ação Comunitária celebra 30 anos de Rio das Ostras 

Ação Comunitária celebra 30 anos de Rio das Ostras 

Moradores de Jardim Beira Mar puderam usufruir das dezenas de serviços ofertados pela Ação Comunitária “Mais Cidadania para você”, que dá continuidade ao mês de aniversário de Rio das Ostras, que celebrou 30 anos de emancipação em 10 de abril.  O evento promovido pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de diversas instituições e secretarias municipais, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul. A ação tem o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes aos direitos.

Entre as ações foram ofertadas agendamento de castração de cães e gatos, teste de acuidade visual, apontando se é preciso ou não buscar uma consulta médica, orientação odontológica com objetos lúdicos, varal solidário, onde cada pessoa poderia selecionar, gratuitamente, cinco peças de roupas, atendimento da Unidade Móvel da Enel, para agendamento de serviços ligados à iluminação, orientação jurídica, que teve ações de divórcio e pensão como uma das demandas mais solicitadas e enviadas para a Defensoria Pública, quando necessário.

Também foi ofertado pesagem, aferição de pressão arterial, apresentação artística, oficina de artesanato, aplicação de vacinas contra a Covid-19 e Influenza, emissão de segunda via de documentos.

“Esta é uma ação muito importante porque ela dá acesso a direitos adquiridos e leva informações importantes a pessoas que moram mais distantes. São serviços que colocam as pessoas como cidadãs e cidadãos. Para isso, precisamos de parcerias importantes para levar estes serviços às nossas comunidades”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social de Rio das Ostras.

Maria das Graças de Moura buscou os serviços estéticos e saiu de unhas novas. “Acho muito importante para nossa autoestima. Nem me recordo quando pintei minhas unhas pela última vez. E com a chegada do feriadão, será muito bom ficar mais bonita. Minha filha veio buscar a segunda via da certidão de nascimento dos meus netos. Ações como esta ajudam muito as pessoas”, relatou.

SERVIÇOS – Estiveram presentes as seguintes equipes com os demais serviços: Equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social – orientações sobre os serviços ofertados no Cras e encaminhamentos; Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Orientações jurídicas e divulgação dos serviços ofertados no Ceam; NASF Cidade Praiana – aferição de pressão, pesagem para o Auxilio Brasil, orientações sobre saúde e higiene bucal; Vacinação de Covid e Influenza; Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca/ Cedro – troca de óleo usado por mudas de plantas e oficina de produção de sabão; Fundação Rio das Ostras de Cultura – artesanato e atividades lúdicas: contação de histórias e apresentação circense.

Também participaram o Centro Municipal de Inclusão Digital – com acesso à internet, impressão de documentos e segunda via de boletos; Comitê de Subregistro – solicitação de segunda via das certidões de nascimento, casamento, óbito, divórcio e registro tardio; CCA – conciliação, mediação e acordo para acesso a serviços públicos não atendidos; Enel – troca de lâmpadas, troca de titularidade, tarifa social, renegociação de dívidas, entre outros serviços; Balcão de empregos – orientação e cadastro; Embelleze – corte de cabelo e manicure; Varal solidário – doação de roupas adulto e infantil; Rede mercadão dos óculos – exame de vista.

As próximas ações comunitárias acontecerão nas seguintes datas e locais:

27/07 – Cras Rocha Leão

21/09 – Cras Norte Âncora

19/10 – Cras Central  (Parque da Cidade)

22/06 – Cantagalo

10/11 – Mar do Norte

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.