Abertura do Projeto Ostrinha 2007

Abertura do Projeto Ostrinha 2007 reúne centenas de crianças na Praia do Bosque

Cônsul da República da Guiné participa da solenidade e pretende exportar o Projeto para África

A solenidade de abertura da edição 2007 do Projeto Ostrinha, realizada na última terça-feira, dia 9, na Praia do Bosque, contou com a participação dos integrantes de todas as categorias – Golfinho, Moby Dick, Tubarão, Sereias e Lobo do Mar –, secretários municipais, representante do 9º Grupamento de Bombeiros e a presença do Cônsul da República da Guiné, D´Artagnan Baptista Guimarães.

Esse ano, a abertura contou com a presença de uma comitiva do Consulado da República da Guiné. De acordo com o cônsul, a idéia é implantar esse Projeto na República da Guiné. “A África é um continente muito sofrido e carente de projetos sócio-culturais e esportivos. O projeto Ostrinha, é maravilhoso porque envolve várias áreas, da segurança ao meio ambiente, passando pelo esporte e educação. Por essa razão penso em implantar esse projeto lá em República da Guiné”, revelou.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Lemos, o Projeto Ostrinha é uma grande oportunidade para os jovens do município nessa época de férias. “O Ostrinha é uma ação conjunta de várias secretarias. Por ser um período de férias escolares, é uma forma de ocupação para os nossos jovens. O melhor é que os participantes vão ocupar seu tempo com valores educacionais, esportivos e moral. O número crescente de inscrições comprova o crescimento e o sucesso do projeto”, declarou.

Outra novidade do Ostrinha 2007 é que os participantes, devidamente uniformizados e com a carteirinha de identificação, podem se locomover na ida e na volta do Projeto gratuitamente nas kombis que fazem as linhas entre os bairros dentro do município.

O Projeto, que superou as expectativas e conta com 450 participantes (Golfinho – 180, Moby Dick – 146, Tubarão – 59 e Sereia e Lobo do Mar – 65), terá quatro horas de atividades diárias, de 8h às 12h, e as turmas serão divididas em categorias de acordo com a idade dos participantes. Os Golfinhos serão para crianças de 7 a 10 anos na Praia do Bosque; Moby Dick para crianças de 11 a 13 anos na Praia do Centro e Tubarão para aqueles que têm entre 14 a 17 anos na Boca da Barra. As mães e responsáveis dos alunos do Ostrinha também vão participar nas categorias Sereia e Lobo do Mar, na Praia do Centro, e também terão aulas de ginástica e hidroginástica, além de outras atividades diferenciadas.

Dentre as atividades realizadas no projeto estão aulas de corrente marinha, onde os alunos tomam conhecimento sobre a importância de saber a direção, condições do mar e comportamento na areia; aulas sobre valas e valões, conhecimentos marinhos, disciplina ambiental, aulas de natação, abordagem, reboque de afogado, primeiros socorros, grau de afogamento, noções de costões rochosos, salvamentos, recreação e ordem unida.

Para receber o certificado, o participante tem que ter uma freqüência mínima de 10 aulas, que serão ministradas entre segunda e quinta-feira, das 8h às 12h.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.