Abertura do Orçamento Participativo 2014 reúne centenas de pessoas no Teatro Popular de Rio das Ostras

Cerca de 150 pessoas estiveram no Teatro Popular de Rio das Ostras para conhecer o planejamento do Programa de Orçamento Participativo para 2014.

Na cerimônia, que reuniu representantes dos diversos Conselhos Municipais foram apresentados o calendário anual de reuniões setoriais e a programação de capacitação dos conselheiros municipais.
O vice-prefeito Gelson Apicelo compareceu ao encontro e destacou o papel fiscalizador dos Conselhos. “Todos nós do Governo: prefeito, vice-prefeito, secretários trabalhamos para fazer um bom trabalho, mas é importante ter o apoio, a cobrança e a fiscalização”, observou o vice-prefeito.
Criado em 1998, o OP de Rio das Ostras completa 16 anos de atividades. As conselheiras Marly Araújo e Luci Bassani participam desde o início e foram homenageadas. O Secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Maurício Pinheiro, lembrou o processo de implantação do Programa. “De lá para cá, muita coisa foi feita. Participar de um conselho é um ato de coragem. São 54 pessoas que falam por 120 mil moradores. A administração está comprometida em apoiar as ações do Orçamento Participativo”, destacou o secretário.
Participaram do encontro, conselheiros de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Tutelar e Direitos da Criança e do Adolescente. “Vivo há 9 anos esse trabalho muito especial. Que é referência para outros Municípios. Mais do que apontar problemas, o OP busca soluções, em parceria com o Poder Público”, disse a presidente do Conselho do Orçamento Participativo, Eunice Dias.
Para o coordenador do Programa, Heraldo Modesto, da Secretaria de Planejamento, o OP só tem sentido se tiver a participação popular. “O OP envolve um processo de discussão, informação e formação. É um produto da coletividade, que necessita da participação da sociedade civil”, disse.
Para o subsecretário de Planejamento, Vladimir Macedo, a Prefeitura tem apoiado os Conselhos, mas ressaltou o papel de independência. “Nosso Município cresce de forma rápida. Além de buscar soluções para os problemas, o OP deve discutir a cidade que se quer. Ninguém melhor para mostrar os caminhos do que quem mora aqui”, destacou.
A presidente do OP Jovem, Bruna Monteiro, também participou da cerimônia e exaltou a importância da participação do jovem no OP, para que a consciência de vida em sociedade seja discutida desde cedo. O evento ainda teve as palestras da Procuradora Municipal, Thais Penna, e da analista de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Carla Arêde.
Além das autoridades citadas, participaram do evento o chefe de Gabinete, Aldem Vieira, os secretários de Educação, Andréa Machado, de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, de Turismo, Carla Ennes, de Obras, Wayner Fajardo, de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira, o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, os subsecretários de Turismo, Valéria Pinheiro, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.