Abertura da Conferência Municipal de Educação reúne cerca de mil pessoas

Augusto Cury, que fez palestra no evento, aceita convite de Carlos Augusto para implantar Escola da Inteligência na cidade

Com o tema “Educação da Autoestima”, a palestra do psiquiatra e escritor Augusto Cury reuniu cerca de mil pessoas no dia 7 de outubro, no Camping Costazul, durante a abertura da 8ª Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras. Atendendo a um pedido do prefeito Carlos Augusto, Cury anunciou a disposição de implantar na cidade a Escola da Inteligência, projeto idealizado por ele que atua no desenvolvimento dos estudantes. A conferência, que discutiu a “Avaliação na Escola do Século XXI: um meio e não um fim”, contou com a participação de autoridades municipais, profissionais da educação, pais, estudantes e sociedade civil organizada.
Durante a abertura da conferência, o prefeito Carlos Augusto enfatizou o papel fundamental dos educadores nos bons resultados apresentados por Rio das Ostras. “São os nossos profissionais que fazem com que Rio das Ostras tenha uma média surpreendente no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Educar na cidade que mais cresce no país é um grande desafio, mas estamos trabalhando incansavelmente para garantir um ensino de excelência para os nossos alunos”, destacou.
A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, falou da importância de uma avaliação que valorize competências e habilidades, promovendo a autoestima. “A escola deve priorizar momentos que favoreçam a relação entre alunos e comunidade. Valorizar o estudante também é fundamental já que são pessoas com autoestima que conseguem se posicionar e alcançar vitórias ao longo da vida”, ponderou.
“A escola precisa formar pensadores e não simples repetidores de ideais. Rio das Ostras está de parabéns por ter implantado um modelo de avaliação municipal, mostrando um comprometimento com a educação a longo prazo”, afirmou o escritor que já vendeu milhões de exemplares dos seus livros, entre esses “Pais brilhantes, professores fascinantes” e “O Vendedor de Sonhos”.
Marcaram presença na conferência o vice-prefeito Benedito Wilton Broder, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso, vereadores e secretários.

GRUPOS DE TRABALHO – a 8ª Conferência Municipal de Educação teve prosseguimento no sábado, dia 8 de outubro. No horário da manhã, a psicóloga e educadora Thereza Penna Firme ministrou palestra sobre “Avaliação na Escola do Novo Século”. À tarde foram realizadas as reuniões dos grupos de trabalhos com os temas: “O que é Relevante na Aprendizagem: Conteúdos e Metodologias a partir do Referencial Curricular de Rio das Ostras”; “Avaliação Sistêmica: os Percursos Históricos, os Marcos Legais e o Saero”; “A Construção da Avaliação no Projeto Político Pedagógico”; “Recuperação Paralela, Práticas e Registro”; “Avaliação na Educação Especial”; “Avaliação na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental”; “Avaliação na Educação de Jovens e Adultos”; “A Importância da Família no Processo Avaliativo”.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.