“A Vermelhidão da Flor”: Raquel Dimar apresenta show gratuito no dia 17, em Rio das Ostras

Espetáculo é resultado de imersão artística e reúne músicos de destaque da Região
A atriz, cantora e compositora, Raquel Dimar, estreia em Rio das Ostras, no dia 17 de outubro, o espetáculo “A Vermelhidão da Flor”. A apresentação está marcada para às 19h30, no Teatro Municipal Joel Barcelos e tem entrada gratuita. Com direção de Diogo Spadaro, o show é resultado da imersão artística feita na Associação Campo das Vertentes, em Belo Horizonte e da pesquisa sobre Reinados do Congado Mineiro, na Irmandade Os Ciriacos, no Quilombo dos Arturos e no Reinado dos Leonídeos em Oliveira, no interior de Minas Gerais.
Durante 60 dias Raquel fez treinamentos de corpo e voz com a cantora Titane, com a preparadora corporal, Irene Ziviani e com a Capitã de Congado Katia Aracelle. O intercâmbio foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, através do edital Caminhos Culturais da Fundação Rio das Ostras de Cultura, do ano de 2024.
Raquel conta que o show nasceu do mergulho na narrativa presente na canção “Parir-se”. “Me desdobrei no projeto artístico que apresenta o nascimento de uma narrativa musical ancorada na importância de dar voz a experiências femininas plurais. A narrativa da apresentação converge com a trajetória de uma mulher e seus processos de superação de dores, sua força e encantamento pela vida, tomadas de consciência e inspiração para que outras mulheres, até mesmo outros homens, encontrem suas formas de Parir-se”, explica.
A sonoridade de “A Vermelhidão da Flor” é atravessada pela presença da cultura negra e de seus saberes ancestrais, com destaque para os tambores e ritmos brasileiros como coco, maracatu e congado. O repertório reúne canções autorais de Raquel Dimar, além de obras de compositoras e compositores da cena mineira e fluminense, como Diogo Spadaro, Thati Dias, Cau Barros, Regina Teixeira, Gabriel Duarte, além de nomes consagrados como Sérgio Pererê e Milton Nascimento.
O show reúne também os músicos Matheus Jazz Bass, no baixo e Sabatuk, na percussão. Além da apresentação, o projeto conta com uma exposição fotográfica com todo o processo de pesquisa, que vai ser realizada na Casa de Cultura Bento Costa Jr, no Município.
FICHA TÉCNICA
Idealização, voz e percussão: Raquel Dimar
Direção Musical, violão e guitarra: Diogo Spadaro
Baixo: Matheus Jazz Bass
Percussão: Sabatuk
Produção: Palco Produções
Iluminação: Eduardo Salino
Figurino: Jennifer Gaspar
Foto e vídeo: Kelly Oliveira
SERVIÇO
Show: “A Vermelhidão da Flor”
Data: 17 de outubro
Horário: 19:30hs
Local: Teatro Joel Barcelos em Rio das Ostras
Entrada franca