Ação contra a dengue em Rio das Ostras

População da cidade recebeu orientações sobre como prevenir a doença

Distribuição de panfletos, máscaras de mosquito, balões e mosquitos de papel e apresentação de teatro de fantoches foram algumas das atividades realizadas no Dia de Combate à Dengue em Rio das Ostras. O evento aconteceu no sábado, dia 13, na Praça José Pereira Câmara.

A ação da Secretaria de Saúde contou também com a colaboração de alunos de três escolas municipais – Francisco de Assis Medeiros, Padre José Dílson Dória e Maria Teixeira de Paula.

– É importante que desde cedo as crianças aprendam a disseminar a informação e alertar os pais e os adultos sobre como prevenir a dengue. Também fazemos palestras nas escolas e associações de moradores para conscientizar a população – ressaltou o fiscal sanitário Amarildo Rios, responsável pela ação.

O estudante Max Reis dos Santos, de 10 anos, é um bom exemplo de como as crianças são eficientes para sensibilizar os adultos. "Acho importante aprender a prevenir a dengue e ensino tudo para minha família", disse Max. Dalva Maria Ponte dos Reis, avó do estudante, aprova a iniciativa e conta que o neto põe em prática tudo o que aprende. "Ele é muito caprichoso. Lá em casa, faz tudo direitinho. É importante que todos colaborem para prevenir a doença", lembrou Dalva.

Durante o evento, também houve exposição de maquetes que simulam situações de risco e dos equipamentos utilizados no combate à dengue pela Secretaria de Saúde. A população também recebeu informações sobre o novo sistema de monitoramento inteligente da dengue, em teste há dois meses no município. O sistema substitui as planilhas de papel – os guardas sanitários incluem as informações das residências em um celular e as envia por satélite em tempo real. Os dados vão formar o mapa geral dos focos de mosquito no município.

– Com eventos como esse, nosso objetivo é manter a dengue sob controle em nosso município, onde temos baixos índices da doença. Estamos entrando no período mais crítico que é o verão e é muito importante que todos ajudem para que a doença fique controlada – destacou Amarildo.

No dia de ação contra a dengue, também foram feitos atendimento imediatos, como vedação de caixas d´água, e agendamento de visitas para inspeção sanitária.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.