Prefeitura de Rio das Ostras se une a entidades protetoras dos animais
Prefeito Sabino e protetores se reuniram para definir novas ações do PSA – Programa de Saúde e Bem-Estar Animal
Representantes de entidades protetoras dos animais estiveram reunidas com o prefeito Sabino e com a nova coordenadora do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal – PSA de Rio das Ostras, Bianca Braz, para definir maneiras de atuar positivamente.
O encontro aconteceu na sede da Prefeitura, na quinta, dia 14.
O objetivo da Prefeitura é aproximar a Gestão Municipal das pessoas que se preocupam e atuam na proteção e cuidados com os animais em Rio das Ostras.
Para o prefeito Sabino, o diálogo é sempre importante. No caso do PSA, a parceria com as pessoas que atuam na proteção dos animais no Município é fundamental. “Precisamos ouvir o que vocês têm a contribuir conosco. O trabalho feito assim é bem mais eficaz. Estamos propondo mudanças e melhorias no Programa, mas precisamos também da ajuda dos protetores”, disse o prefeito durante a reunião.
O prefeito destacou que o Programa não pode servir como um “depósito” de animais e sim como um local onde recebem os cuidados de saúde necessários para que se recuperem e sejam encaminhados à adoção. “Defendemos a posse responsável. O animal não pode ser jogado na rua. Esses animais merecem um lar”, completou.
Também preocupados com os cães que ficam nas ruas, os protetores se mostraram dispostos a atuar em conjunto com o poder público. Sugeriram que seja feito um trabalho de educação e conscientização junto à sociedade para o acolhimento de cães de rua, ajudando na alimentação e cuidado com esses animais.
Segundo Bianca Braz, todos os animais estão alimentados e medicados. A Prefeitura está avaliando a possibilidade de contratar mais veterinários e pessoal de limpeza.
PROGRAMA – O Programa de Saúde e Bem-Estar Animal é um Programa de Controle Populacional de cães e gatos abandonados, a população excedente de rua, mas acaba por receber aqueles que são atropelados ou portadores de alguma doença que necessita ser tratada. O PSA, como é conhecido o Programa, cuida dos animais até a sua cura, e ainda vermifuga, castra e os encaminha para adoção.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social