Rio das Ostras escolhe novos conselheiros tutelares no próximo domingo
Cerca de 81 mil eleitores cadastrados no TRE têm direito ao voto. Votação acontece das 8h às 17h
Domingo, 4 de outubro, é dia de eleição para escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Rio das Ostras. Treze candidatos concorrem às vagas de titulares.
A votação acontece das 8h às 17h, em oito unidades de ensino espalhadas pela cidade. Essa é a primeira vez que a eleição de todos conselheiros tutelares do País acontece de forma unificada. Podem votar em Rio das Ostras todos aqueles que possuem título de eleitor do Município – cerca de 81 mil pessoas.
Os eleitos participarão, em dezembro, de um curso de capacitação. A posse está marcada para o dia 10 de janeiro e o mandato será de quatro anos.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo Sérgio Batista, é importante que a população compareça e escolha. Os conselheiros tutelares têm grande importância na proteção das crianças e adolescentes em situação de risco.
O Conselho Tutelar de Rio das Ostras funciona desde 2002 e, hoje atende, por mês, cerca de 300 jovens e crianças.
Todo o processo eleitoral será acompanhando pelo presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e por representantes do Ministério Público Estadual.
VOTO – A campanha dos candidatos à vaga de Conselheiro Tutelar começou há seis meses, quando foi lançado o edital. Os interessados foram submetidos a provas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e agora os aprovados nesta etapa precisam correr para conquistar o voto dos eleitores.
O Conselheiro Tutelar trabalha em regime de plantão, com a missão de acompanhar as demandas para garantir os direitos da criança e do adolescente, conforme prevê a Lei 679/2002, que criou o Conselho em Rio das Ostras. A legislação determina que cidades com população a partir de 100 mil habitantes devem contar com unidade do Conselho Tutelar.
FONTE:
Departamento de Jornalismo