Sustentabilidade é tema da 2ª Semana da Educação Infantil de Rio das Ostras
Mostra de trabalhos das unidades, realizada no Colégio Municipal Professora América Abdalla, abriu a programação da Semana
Embalagens de leite longa vida, garrafas PETs, tampas plásticas de tamanhos variados dão vida a jogos educativos, fantoches e outros materiais usados nas rotinas das escolas.
Trabalhos como esse estão à mostra na 2ª Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil de Rio das Ostras, que começou nesta segunda-feira, 24, no Colégio Municipal Professora América Abdalla. O evento deste ano tem como tema a sustentabilidade e será concluído na sexta, dia 28, com atividades nas unidades de ensino que atendem crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.
“Não queremos ter ilhas de excelência, com apenas algumas escolas desenvolvendo ações de destaque. Desejamos que essas experiências sejam compartilhadas para termos várias unidades de ensino produzindo excelentes trabalhos”, afirmou a secretária de Educação, Andréa Machado, ao lembrar a importância da troca de experiências possibilitada pela Semana de Práticas Pedagógicas.
Na Escola Municipal José Luiz de Lemos, no Jardim Mariléa, a sustentabilidade já é uma rotina. Na unidade funciona um ecoponto, onde é realizada a coleta de óleo de cozinha e de lixo. O óleo, por exemplo, é usado para fazer sabão e detergente ecológico artesanal, utilizados na própria escola. Outros materiais são transformados em jogos pedagógicos que auxiliam no aprendizado.
“Temos que formar nossos alunos para a sustentabilidade, pensando no futuro do nosso planeta. Trabalhamos esse tema não apenas com os estudantes, mas também com os pais, responsáveis e a comunidade escolar”, contou Giovanna Mafra, diretora da Escola Municipal José Luiz de Lemos.
A 2ª Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil é uma realização da Secretaria de Educação por meio do Departamento de Acompanhamento Pedagógico. O objetivo, como explica a coordenadora Dayse Bastos, é possibilitar a reflexão sobre a importância da Educação Infantil e, ao mesmo tempo, valorizar os profissionais da área.
“As escolas trabalharam o tema da sustentabilidade ao longo do primeiro semestre. Estamos cumprimos a legislação federal, que determinou a criação da Semana e, ao mesmo tempo, valorizando a Educação Infantil e o os nossos profissionais”, contou Dayse.
A Casa da Educação, que abriga Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico, ministrou um curso para ensinar a fazer jogos educativos com material reciclado. Esses jogos foram apresentados na mostra realizada nos dias 24 e 25, na abertura da Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil.
PALESTRA – Além dos dois dias de mostra, a Semana contou com a palestra “O Perfil do profissional da Educação Infantil”, com a professora Eliane Salgado, especialista na área, realizada na terça, 25, às 18h, no Colégio Municipal Professora América Abdalla. A palestra foi aberta aos cerca de 400 profissionais que atuam nesse segmento na Rede Municipal de Ensino.
Na mostra, os alunos apresentaram encenações teatrais, jograis e danças, além de se divertirem no pula-pula e no espaço de música, que reunia instrumentos feitos com materiais reciclados. A educadora Adriana Gregório, que está à frente da Divisão de Educação Infantil, destacou a importância do lúdico para esses estudantes. “Para as crianças, os jogos são valorizados por sua funcionalidade e colorido, não pelo custo dos mesmos”.
Até sexta-feira, dia 28, a programação continua nas 24 unidades de ensino que oferecem Educação Infantil. Essas escolas vão abrir as portas para a comunidade, pais e responsáveis conhecerem e participarem de atividades junto aos alunos.
ATIVIDADES NAS UNIDADES ESCOLARES:
Quarta, 26
Creche Municipal Dona Cota
Creche Municipal Valdira
E. M. Arco-Íris
E. M. Elson Pinheiro
E. M. Jovenil Bastos da Silva
E. M. Nelzir Pereira Mello
E. M. Prefeito Paulo Pinheiro
E. M. Ernestina Jorge Pereira
Quinta, 27
E.M. Alberto Jorge
E.M. Carlos Maurício Franco
E.M. Enedina Fidélis
E.M. José de Oliveira
E.M. José Luiz de Lemos
E.M. Nadir da Silva Salvador
Creche Tia Didi
E.M. Ondina
E.M.Trindade
Sexta, 28
Creche Dona Senhorinha
E.M. Celio Sarzedas
E.M. Claudio Ribeiro
E.M. Henrique Sarzedas
E.M. Neli Tamara
E.M. Rio das Ostras
E.M. Alzir David
FONTE:
Departamento de Jornalismo