Participação popular marca realização da I Conferência do Idoso de Rio das Ostras
Abertura aconteceu na Câmara de Vereadores, com grupos de trabalho se reunindo no Colégio Municipal Professora América Abdalla
A I Conferência do Idoso de Rio das Ostras, realizada no último final de semana, 19 e 20 de junho, reuniu cerca de 400 pessoas para discutir políticas públicas voltadas para a terceira idade.
O tema do encontro foi “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades”. A solenidade que marcou o início dos trabalhos aconteceu na sexta, 19, às 14h, na Câmara Municipal.
No sábado, 20, com a formação dos grupos de trabalho no Colégio Municipal Professora América Abdalla, foram debatidas e aprovadas propostas em três eixos: gestão, financiamento e participação. As propostas serão encaminhadas, por representantes eleitos no evento, para a Conferência Estadual do Idoso, que será realizada no segundo semestre deste ano. As propostas serão analisadas juntamente com as dos outros municípios do Estado, formando um documento a ser apresentado na Conferência Nacional, que acontecerá em 2016.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a participação da sociedade civil foi fundamental. “Recebemos pessoas interessadas em discutir o futuro das políticas voltadas para a pessoa idosa. Isto é o reflexo de muito trabalho de cada um dos profissionais envolvidos. Nossos projetos possuem mais de 2 mil idosos e esta é apenas a primeira conferência que realizamos. No ano passado reativamos o Conselho do Idoso e estamos trabalhando para que o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, que é o maior do Rio de Janeiro nesta faixa de idade, continue avançando”, disse a secretária.
A presidente do Conselho do Idoso, Vera Regina Pisco, também avaliou positivamente a primeira Conferência realizada no Município. “Esse primeiro encontro é um marco em nossa Cidade, que tem uma política pública que valoriza a pessoa idosa. As propostas aprovadas aqui serão importantes na vida dos idosos de Rio das Ostras. Vamos lutar por elas junto aos governos Estadual e Federal”, destacou.
FONTE:
Departamento de Jornalismo