Participação popular marca realização da I Conferência do Idoso de Rio das Ostras
 Abertura aconteceu na Câmara de Vereadores, com grupos de trabalho se reunindo no Colégio Municipal Professora América Abdalla
Abertura aconteceu na Câmara de Vereadores, com grupos de trabalho se reunindo no Colégio Municipal Professora América Abdalla
A I Conferência do Idoso de Rio das Ostras, realizada no último final de semana, 19 e 20 de junho, reuniu cerca de 400 pessoas para discutir políticas públicas voltadas para a terceira idade.
O tema do encontro foi “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades”. A solenidade que marcou o início dos trabalhos aconteceu na sexta, 19, às 14h, na Câmara Municipal.
No sábado, 20, com a formação dos grupos de trabalho no Colégio Municipal Professora América Abdalla, foram debatidas e aprovadas propostas em três eixos: gestão, financiamento e participação. As propostas serão encaminhadas, por representantes eleitos no evento, para a Conferência Estadual do Idoso, que será realizada no segundo semestre deste ano. As propostas serão analisadas juntamente com as dos outros municípios do Estado, formando um documento a ser apresentado na Conferência Nacional, que acontecerá em 2016.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a participação da sociedade civil foi fundamental. “Recebemos pessoas interessadas em discutir o futuro das políticas voltadas para a pessoa idosa. Isto é o reflexo de muito trabalho de cada um dos profissionais envolvidos. Nossos projetos possuem mais de 2 mil idosos e esta é apenas a primeira conferência que realizamos. No ano passado reativamos o Conselho do Idoso e estamos trabalhando para que o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, que é o maior do Rio de Janeiro nesta faixa de idade, continue avançando”, disse a secretária.
A presidente do Conselho do Idoso, Vera Regina Pisco, também avaliou positivamente a primeira Conferência realizada no Município. “Esse primeiro encontro é um marco em nossa Cidade, que tem uma política pública que valoriza a pessoa idosa. As propostas aprovadas aqui serão importantes na vida dos idosos de Rio das Ostras. Vamos lutar por elas junto aos governos Estadual e Federal”, destacou.

FONTE:
Departamento de Jornalismo

 
			 
			 
			 
			 
			