I Conferência do Idoso é aberta em Rio das Ostras
Grupos de trabalho se reúnem neste sábado, dia 20, no Colégio Municipal Professora América Abdalla
Foi aberta nesta sexta, dia 19, a I Conferência do Idoso de Rio das Ostras, com o tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades”.
A solenidade que marcou o início dos trabalhos aconteceu, às 14h, na Câmara Municipal, e contou com a presença do prefeito Sabino, da Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, da presidente do Conselho do Idoso, Vera Regina Pisco, e de vereadores, entre outras autoridades.
Neste sábado, dia 20, a Conferência, que tem o objetivo de debater e propor ações e políticas voltadas para as pessoas que chegaram à Terceira Idade, acontece no Colégio Municipal Professora América Abdalla, a partir das 13h, com a leitura do regimento e divisão dos grupos de trabalho. Ao final, serão realizadas a plenária e a eleição dos delegados e a votação das propostas.
Segundo o prefeito Sabino, é preciso valorizar a Terceira Idade e em Rio das Ostras isso é percebido nas diversas ações voltadas para os idosos, que são desenvolvidas pela Administração Municipal. “Temos como destaque o Projeto Feliz Idade, coordenado pela Secretaria de Bem-Estar Social e que atualmente reúne mais de 2 mil integrantes”, comentou.
Para a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Rose Santos, a reativação do Conselho do Idoso em 2014 foi um importante passo para a realização da Conferência. “Reativamos o Conselho Municipal do Idoso para promover o fortalecimento dos direitos dos nossos idosos. É importante que toda sociedade colabore com nosso trabalho, principalmente no que diz respeito a denunciar qualquer violência contra a pessoa idosa”, disse a secretária.
A presidente do Conselho do Idoso, Vera Regina Pisco, destacou o pioneirismo da realização da primeira Conferência do Idoso de Rio das Ostras. “Esse primeiro encontro é um marco em nosso Município, que tem uma política pública que valoriza a pessoa idosa. Precisamos do apoio de todos para que as leis que protegem nossos idosos sejam cumpridas”, comentou.
FONTE:
Departamento de Jornalismo