Rio das Ostras reinaugura Teatro Popular com novidades para o público

Além de belos painéis nas paredes externas, teatro ganhou nova entrada, elevador e espaço café. Reinauguração acontece na quinta, 9

 A população de Rio das Ostras receberá um grande presente nesta quinta-feira, dia 9, como parte das comemorações pelo aniversário de 23 anos Município. O Teatro Popular será reinaugurado, após passar por obras de melhorias, que conferiram maior acessibilidade, conforto e beleza ao espaço.

A cerimônia de reabertura oficial acontece às 20h, com apresentações de espetáculos cênicos, de música e dança, preparados pelos alunos do Centro de Formação Artística. Também será lançado, durante o evento, o documentário “Caymmi o Poeta nas Terras do Leripe”, sobre a época em que o compositor viveu em Rio das Ostras.

 

A programação completa, que celebra a emancipação político-administrativo da de Rio das Ostras acontece até domingo, 12.

 

REFORMA –  As obras ampliaram e remodelaram a área de entrada do Teatro Popular, que agora conta com nova bilheteria e novo piso. O teatro também ganhou um espaço café e grandes painéis na área externa, pintados pelo artista Lobão, que remetem à Comedia Dell’arte. A Comedia Dell’arte é um estilo criado no séc XVIII para se opor à comédia erudita, tão difundida naquela época, valorizando o improviso. 

 

“O Teatro Popular é uma casa de todos. É nele que nossos alunos e artistas se apresentam e mostram seu talento, gerando renda e visibilidade. Investir em maior adequação às normas de acessibilidade foi uma das nossas prioridades, como a instalação do elevador”, disse Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

 

A instalação do elevador facilita o acesso das pessoas com deficiência e idosos. Além disso, a Fundação Rio das Ostras de Cultura incrementou a segurança, com novas saídas de emergência.

 

DOCUMENTÁRIO – Ainda no mesmo dia será lançado o documentário “Caymmi o Poeta nas Terras do Leripe”. No vídeo constam depoimentos dos filhos Dori e Danilo Caymmi e de moradores de Rio das Ostras que conviveram com o artista no período que residiu na cidade além de entrevistas do compositor cedidas por emissoras de TVs.

 

TEATRO – Inaugurado em 15 de outubro de 2003, o Teatro Popular de Rio das Ostras veio coroar as ações culturais da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Antiga reivindicação do movimento artístico da cidade naquela época, foi criado de forma a dar continuidade ao trabalho de formação de plateia e proporcionar espaço adequado para as produções locais, oficinas e espetáculos que aconteciam no Teatro Quintal, como era carinhosamente chamada a varanda nos fundos da Casa da Cultura Bento Costa Júnior.

 

Nas paredes do hall e rampas, que antes davam acesso à plateia, instalou-se uma mostra de obras da artista plástica Clara Arthaud que deu um toque ousado ao modelar figuras humanas, em alto relevo, no tamanho original, que foram coladas em todo o percurso até a plateia, dando uma ideia de movimento ao espaço.

 

O palco amplo recebeu o nome de Espaço Cênico Mário de Oliveira, uma homenagem ao ator, autor, diretor e grande colaborador nas produções da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

 

A Biblioteca Pública Municipal e o Teatro Popular formam um complexo cultural que foi denominado Centro Integrado de Literatura e Dramaturgia Hugo Paulo de Oliveira, em homenagem ao escritor e poeta riostrense. 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.