Programa de Saúde e Bem-Estar Animal promove adoção consciente de animais em Rio das Ostras
No fim de semana a Secretaria do Ambiente promove Feira de Adoção de Cães e Gatos no Parque dos Pássaros
O Município de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria do Ambiente, Agricultura, Sustentabilidade e Pesca, desenvolve o Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA).
A iniciativa recebe cães e gatos errantes que estejam atropelados ou doentes. O PSA cuida, vermifuga, castra e coloca um chip de localização, além de encaminhar os animais para adoção na cidade.
A veterinária Valéria Veneza, coordenadora do PSA, esclarece que o Programa trabalha com serviços ambulatoriais e atualmente abriga cerca de 430 animais. “A população deve se conscientizar da importância da adoção. Temos a média de 30 animais adotados por Feira. Abrigamos animais especiais, alguns amputados e idosos, que também precisam de um lar”, destaca.
A cozinheira Márcia Ferreira Martins, moradora do Âncora, esteve na sede do PSA para adotar a rottweiler Hanna. Quando foi adotada, a cachorra apresentava tumor na mama e precisou ser operada pela equipe do Programa. “Amo os animais. Já havia adotado dois cachorros aqui do PSA. A Hanna é a terceira. Eles dão muito amor para a gente, são excelentes companhias. Só temos a ganhar com este gesto de amor”, afirma.
Márcia acompanhou a cirurgia de Hanna e hoje a rottweiler já está em casa, recebendo o carinho de toda família. “Este exemplo deveria ser seguido por outros moradores de Rio das Ostras”, elogia a coordenadora Valéria Veneza.
FEIRA DE ADOÇÃO – Neste final de semana, dias 20 e 21, a Secretaria do Ambiente promove mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos, desta vez no Parque dos Pássaros, das 10h às 15h.
Para adotar, basta levar CPF, documento de identidade e comprovante de residência. O evento também será uma oportunidade para conhecer o Parque dos Pássaros, administrado pela Secretaria do Ambiente.
FONTE:
Departamento de Jornalismo