Aniversário da Natação no Mar celebra o esporte e a união em Rio das Ostras
Evento contou com visitas ilustres, como o tetra campeão estadual de Águas Abertas Artur Pedroza
O clima chuvoso do último domingo, dia 30, pode ter afastado alguns banhistas da praia em Rio das Ostras, mas não os alunos da Natação no Mar.
Centenas de pessoas comemoraram o aniversário do projeto, um dos mais concorridos entre os promovidos pela Prefeitura. Nadadores de outros estados, como Minas Gerais e Paraíba, prestigiaram a festa, que contou com visitas ilustres, como o atleta Artur Pedroza, tetracampeão estadual de maratona de Águas Abertas.
Alunos de diferentes faixas etárias participaram das travessias de 100m, 400m, 800m e 1,6 km, com premiação dos primeiros colocados. Também houve exposição de trabalhos artesanais e de reciclagem produzidos pela equipe do Projeto e pela ONG Mare. As crianças ainda brincaram com bolhas de sabão.
O aposentado Wilson Coelho, de 84 anos, sai da água como um menino depois da travessia. Há quatro anos no projeto, ele se sente em família.
“Esse projeto é formidável! É como uma família que te acolhe, num clima de união e amizade. Desde que eu comecei a nadar também não tive problemas de doenças”, conta “Seu” Wilson.
O Secretario de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, diz que o Natação no Mar se diferencia por sua qualidade. “É muito importante para a cidade tanto pelo número de inscritos quanto pela qualidade. Os alunos, além de praticar esporte, passam a ter uma consciência ambiental e um maior respeito à natureza”, opina o secretário.
O projeto, que completou 9 anos em 2014, atende a mais de 500 pessoas, desde crianças até idosos, de forma democrática. O Natação no Mar é coordenado pela professora Izabel Thomas, uma entusiasta do esporte.
Campeão nas águas, Artur Pedroza destaca que as aulas também servem para dar mais segurança às pessoas. “Foi muito legal ver pessoas de várias idades aqui, felizes, participando, com espírito não competitivo. É muito bacana o que é feito aqui em Rio das Ostras, democratizando o acesso ao esporte. A natação também é importante por uma questão de sobrevivência no mar, de segurança”, finaliza o atleta. Pedroza foi padrinho da pequena Maria Laura Maciel, de 10 anos, que fez sua travessia de 800 metros pela primeira vez.
Pedroza foi companheiro de clube do atual subsecretário de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, também nadador, Raphael Thuin. “Eu sou fã da Natação no Mar. Esse é um dos melhores projetos esportivos do Brasil, unindo pessoas de 7 a 90 anos”, completou Thuin.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social