Rio das Ostras ganha acesso gratuito WI-FI em áreas públicas
Projeto piloto começou nesta quarta-feira, dia 19, na Concha Acústica da Praça São Pedro
A Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro, foi palco nesta quarta-feira, dia 19, do lançamento do projeto “Rio das Ostras Conectada – Internet para Todos”.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O objetivo é disponibilizar pontos de acesso gratuito WI-FI (sem fio) à internet em áreas públicas do Município.
Presente ao evento, o prefeito Sabino destacou que o projeto, que se encontra em fase piloto, representa um importante passo em direção à democratização do acesso à informação. “Serviços de internet são muito caros no Brasil. Devemos oferecer acesso gratuito à tecnologia, o que fortalece a inclusão social. A rede WI-FI poderá ser usada por turistas e moradores na Praça São Pedro. Escolhemos o local porque é uma das áreas mais frequentadas da cidade e palco de inúmeros shows”, explicou.
“O projeto será estendido a outros pontos do Município, incluindo áreas carentes de sinal. Estamos em fase piloto e, neste primeiro momento, o intuito é entender o perfil do usuário. Vamos incentivar as pessoas a usar a internet nas áreas públicas da cidade, nas praças, parques e praias”, ressaltou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Vinicius Marini.
Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, o desenvolvimento de um Município só pode ser alcançado por intermédio da tecnologia. “Precisamos de projetos como este, que possibilitam o aceso à internet e promovem ações inovadoras, como a Educação a Distância”, afirmou.
“Não possuo plano 3G porque é muito caro. Tenho filhos que estudam em outras cidades e preciso estar sempre em contato com eles. Agora ficou tudo mais fácil”, comemorou a professora aposentada Eloisa Gomes da Silva.
Também compareceram ao lançamento do projeto o chefe de Gabinete da Prefeitura, Aldem Vieira; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes; o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos; o vereador Elói Dutra; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dantas; e a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira.
CONHEÇA O PROJETO – O projeto “Rio das Ostras Conectada – Internet para Todos” prevê a instalação de mais 11 pontos de acesso WI-FI gratuitos em locais com carência de conexão ou em pontos turísticos da cidade. A previsão é de que o segundo ponto esteja em funcionamento na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, no prazo de dois meses.
O objetivo é estimular o uso de dispositivos móveis e outros equipamentos que possuam recursos de WI-FI para conexão à internet em áreas públicas da cidade. Os usuários poderão navegar para acessar redes sociais, soluções de governo eletrônico, aplicativos e outros importantes serviços disponíveis na internet.
Ao acessar a rede WI-FI, o usuário será direcionado ao portal de acesso conectada.riodasostras.rj.gov.br, onde deverá assinar um termo de aceite.
FONTE:
Departamento de Jornalismo